Boa Cerveja-Feira…. com Nativas Mangaba

Por | 9 de outubro de 2015

Esta semana vamos ver como uma cervejaria artesanal nova consegue se reinventar e chamar atenção do mercado com cervejas como a Nativa Mangaba.

Estamos falando da Burgman, localizada em Sorocaba, interior de São Paulo. A cervejaria foi fundada em 2010, e logo de cara trabalhou com uma abordagem clássica, tanto nos estilos quanto nos rótulos, conhecidos hoje como linha Clássica, mas a alguns anos atrás com a entrada do mestre cervejeiro Alexandre Sigolo a cervejaria optou por aumentar seu portfólio.

E sem deixar a linha clássica para trás, incluiu a linha “New School” com rótulos e formulas inovadoras.

Um exemplo é a linha Nativas, que usa frutas da região amazônica em estilos como IPA e Red Ale.

Nativas Mangaba

Dados Técnicos:

2015.10.09 NativasCerveja: Nativas Mangaba
Estilo: Red Ale
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml

Ao servirmos encontramos um líquido castanho avermelhado com nuances em tom rubi, a espuma se forma espessa e duradoura.

No aroma o malte se apresenta bastante presente com notas de caramelo e um suave frutado em segundo plano que remete a presença de pitanga.

Ao provarmos a Nativas Mangaba encontramos um liquido de corpo e carbonatação médios, enquanto que no paladar temos a presença de malte, caramelo e pão alem de toques frutados vindos da mangaba, que para mim lembra pitanga madura.

No aftertaste o dulçor ganha mais espaço juntamente com o frutado, deixando o final com toques de fruta madura persistir no paladar.

A Nativas Mangaba é uma cerveja com notas frutadas marcantes e dulçor de malte presente que ainda assim é refrescante e com personalidade.

Para a harmonização vamos salientar as notas frutadas e de malte da cerveja.

Então proponho uma torta quente de frutas vermelhas, assim teremos o dulçor e o frutado presente na cerveja contrastando e completando as notas mais ácidas das frutas vermelhas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

11 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Nativas Mangaba

  1. Anselmo Mendo

    Acho que mais provei as Burgmans em eventos cervejeiros que nos bares ou em casa. Apesar de não serem difíceis de encontrar em São Paulo. A cervejaria ficou bem mais moderninha com os novos rótulos. Quando você sugere harmonizar com torta quente, quer dizer quente mesmo Guzzon, saindo do forno?

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,
      Sim, os novos rótulos deixaram a identidade da cervejaria bem mais moderna.
      E a ideia da torta quente é pegar ela logo depois de sair do forno, para pegar o recheio de frutas ainda quente e fazer a calda doce espumar a cerveja e dar aquela sensação de cremosidade.

      Abç
      Guzzon

      Responder
      1. Fabrizio Guzzon Autor

        Luquita, tem uns casos que vemos por ai que realmente saem do conceito de colocar um toque regional e já entram no campo do bizarro…. rsrsrs

        Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,
      Acho que esta “tendência” de colocar ingredientes regionais esta se consolidando em quase todas as cervejarias, eles tem pelo menos um rotulo que busca abrasileirar a cerveja.

      Como não conheço a mangaba fica mais dificil identifica-la na cerveja, mas como percebi pitanga, imagino que seja mais ou menos parecida…. rs

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Dae Guzzon!

    Pena que essa série da Burgmann não chega pra cá. Mas tem algumas cervejas deles no supermercado e os rótulos são bem chamativos. Já tomei uma delas e quando a geladeira começar a esvaziar novamente vou atrás das outras.

    Não imaginei harmonizar uma red ale com torta de frutas, deve ficar interessante. Se fosse com algum prato salgado, tens alguma sugestão?

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      As cervejas do Brugman são muito bacanas, e com preço justo.
      Se tiver a chance prove os rotulus deles…. a HOP IPA e a Fun Weiss deles são muito boas.
      Eu preferi fazer a harmonização com torta de frutas por conta das notas de mangaba que trazem um frutado bem legal para a cerveja, mas se for para pensar em um prato salgado a primeira coisa que veio a minha cabeça foi carne de panela.
      Acho que a carna com aquele molho que fica na panela iam contrastar muito bem com o dulçor do malte.

      Abç
      Guzzon

      Responder
      1. Daniel Córdova

        Tomei a Cosmonauta, vi aqui no untappd. Vou ver se pego essas duas que vc recomendou.

        E realmente, carne de panela deve ficar demais! O molho dela é sensacional, vai bem com tudo hehe

        Responder
        1. Fabrizio Guzzon Autor

          Daniel, a Cosmonauta é outra muito boa deles…. uma ótima brown Ale nacional.
          Se estas outras pode provar que vale a pena. Eles tem uma Outmeal Stout que dizem que é muito boa tbm, mas essa eu não consegui provar ainda…

          Abç
          Guzzon

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*