Boa Cerveja-Feira…. com Montana Red

Por | 17 de março de 2017

Esta semana vamos trajar nossa camiseta verde do “Mais Lúpulo Por Favor“, sentar e bater um papo com o Seu Patricio regado a Montana Red.

Para comemorar o St Patrick Day deste ano resolvi abrir uma Red Ale, mas não uma Irish como seria o esperado e sim uma American Red Ale feita por uma das cervejarias inglesas mais reconhecidas que temos a Fuller’s.

O conceito da Montana Red foi usar como inspiração o estado de Montana nos Estados Unidos, com suas grandes planícies a leste e as montanhas rochosas a oeste e usar esta variedade visual nas características sensoriais da cerveja e dar a ela esta mesma amplitude.

A Fuller’s surgiu em 1845 quando John Bird Fuller herdou de seu pai uma sociedade em uma cervejaria, atuando desde o inicio para tomar as rédeas e colocar esta cervejaria para funcionar corretamente, para isso convidou para a sociedade dois amigos que o ajudavam a colocar suas idéias em prática, Henry Smith e John Turner, dando inicio a conhecida Fuller, Smith & Turner.

Caso vocês ainda não estejam familiarizados com a origem histórica do St Patrick Day, que chegou no Brasil a poucos anos, aconselho ler minha coluna de 2015 sobre o Chopp Verde da Burgman e a coluna do Luquita sobre os costumes, simbologia e origem desta festividade.

Montana Red

Dados Técnicos:

Cerveja: Montana Red
Estilo: American Red Ale
Teor: 4,5%
País de origem: EUA
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

Cerveja vermelha, brilhante em tom rubi, translúcida e límpida, com espuma levemente avermelhada com boa formação, mas duração breve.

O aroma trás notas de lúpulo com percepção cítrica e terrosa, acompanhado de maneira equilibrada pelas notas de malte e caramelo.

Ao provarmos a Montana Red vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação, enquanto que o paladar trás o dulçor do malte em primeiro plano com notas de caramelo e um toffe bastante discreto e em segundo plano um amargor agradável com toque lupulado e percepção de torra mediana que equilibram o dulçor do malte.

No aftertaste a percepção de torra mediana e o amargor do lúpulo ganham mais destaque assim como o toque terroso do lúpulo que segue com uma persistência agradável e final seco.

A Montana Red é uma cerveja leve, mas com características marcantes e um final no paladar que sintetiza tudo que se trata uma Red Ale.

Para a harmonização vamos seguir este espírito festivo do St Patrick’s Day e buscar algo típico, não para nós mas para os irlandeses que comemoram este dia a muito mais tempo.

Minha sugestão é harmonizar a Montana Red com uma Sheperd’s Pie, uma torta de carne com purê de batatas gratinada. A intenção é agregar as notas do malte e dos lúpulos ao sabor da carne, salientando a percepção do malte e o toque terroso da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Montana Red

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Demorei mas apareci.
    Que interessante uma cervejaria inglesa fazendo uma releitura americana. É o fechamento do ciclo, né? Muito curioso o “influenciado” passando a ser o “influenciador”, no caso as escolas americana e inglesa.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Eu vejo isso como um ciclo, não dá para negar a influência e peso da escola americana então é de se esperar que as demais escolas comecem a beber desta fonte em suas receitas, fazendo releituras e versões.

      Neste caso achei a releitura do estilo muito bem feita, equilibrado e entregando uma cerveja com aroma e paladar muito consistente.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Luquita do BeerCast

    Grand Guzzon e que post globalizado… comemorando o St. Patrick’s Day com um estilo irlandês adaptado ao gosto americano feito por uma cervejaria inglesa, e degustado aqui no Brasil. Rs…

    De fato também fiquei com vontade de experimentar, parece bastante boa.

    Abraços

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita!

      Globalizando o post! rsrsrs
      Eu cheguei a procurar uma Irish Red raiz para o dia, mas quando encontrei esta mudei de ideia e aproveitei para provar, e não me arrependi.

      Por sinal, esta semana o La Maison engatou esta cerveja no chopp deles… vou provar no tap para ver se muda algo.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  3. Anselmo Mendo

    Guzzon, cheguei a colocar no carrinho da Cerveja Store essa cerveja e acabei mudando pra outra. Com sua descrição agora fiquei mais empolgado. Gostei também bastante da nova pegada gráfica do rótulo, os ingleses estão inovando. Abs!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,

      A cerveja é uma Red Ale muito boa, a cor dela é fantástica… e o sabor de malte, caramelo com final amargo e levemente tostado valem a pena.

      E o rótulo foge bastante do padrão da Fullers, que são mais sóbrios e praticamente somente com o nome da cerveja. Eles colocam as montanhas rochosas de forma estilizada ao fundo, ficou bem legal.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*