Boa Cerveja-Feira…. com Methusalem

Por | 4 de Março de 2016

Esta semana vamos buscar referências biblicas para entender e degustar a Methusalem.

Algumas semanas atrás falamos da cervejaria The Monarchy quando falamos da Preussen Weisse, e esta semana vamos tratar de mais um estilo resgatado por eles.

No caso se trata de uma altbier, ou uma Strong Sour Altbier ou como os moradores de Durtmund a chamavam: Adambier. Esta cerveja é fermentada em temperaturas mais altas a cerveja é envelhecida a frio e isso permite equilíbrio entre as notas do malte e as notas dos lúpulos.

O nome da cerveja, Methusalem, é uma referência ao personagem bíblico que viveu por quase 1000 anos. E esta referência ocorre pois a cerveja passa por pelo menos um ano esquecida em barris de madeira.

Methusalem

2016.03.04 MethusalemDados Técnicos:

Cerveja: Methusalem
Estilo: Altbier
Teor: 10%
País de origem: Alemanha
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,5

Ao servimos a Methusalem vemos uma cerveja castanho avermelhada, límpida e com espuma densa e cremosa.

No aroma temos o malte presente com a percepção de caramelo e notas herbais frescas e leves notas defumadas.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo alto e média carbonatação, enquanto que no paladar vemos que o malte se destaca com o dulçor do caramelo e açúcar queimado acompanhado de leve herbal e em segundo plano encontramos a presença de notas de tosta e defumado. O amargor é mediano, porem sua percepção é crescente durante a degustação sendo composto tanto pelo amargor da tosta do malte quanto pelo amargor herbal vindo do lúpulo.

No aftertaste as notas de caramelo, herbal e uma leve tosta se mantem presentes com um final seco e aquecido.

A Methusalem é uma cerveja saborosa e densa, com notas de malte e caramelo iniciais mas que evolui para a percepção de tosta e defumado ao final, tendo um aroma herbal marcante e agradável.

Para a Preussen Weisse nós buscamos uma harmonização dentro da cultura alemã, porem para a Methusalem não vou tão longe e vou buscar a harmonização nas padarias daqui mesmo.

Eu proponho usarmos uma bela fatia de pão de torresmo na chapa. Desta forma vamos salientar os sabores defumados do torresmo com as notas defumadas e herbais da cerveja, e mesmo sendo um prato gorduroso os 10% de álcool da cerveja serão perfeitos para limpar o paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Methusalem

  1. Luquita

    Caraca essa cervejaria surpreende toda vez, tenho que começar a estudar esses estilos.

    Mas você diz Strong Sour Altbier mas de sour não tem nada?

    Abraços

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,

      Então…. a cerveja é muito boa, mas isso me deixou meio chateado. Realmente não vi nada de sour nela… talvez fosse muito discreto e não consegui pegar… mas eu esperava algo que fosse evidente como na Gose ou na Berliner Weisse… mas não vi nada…

      Mas mesmo assim, essa pegada de tosta e defumado me agrada muito, então valeu a pena.

      Abç
      Guzzon

      Responder
      1. Luquita

        Olha, no Festival Brasileiro da Cerveja, tinha umas coisas que misturavam defumado, madeira e sour… não me agradou mto não. Talvez manter isso separado seja a melhor opção.

        Responder
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Ta aí um estilo que poderia aparecer mais na minha geladeira, altbier. Apesar que essa Methusalem em particular é outro esquema né?
    Muito legal a descrição. 10% ABV é algo considerável, ainda mais numa garrafa de 500 mL. Boa para compartilhar com alguém.
    As notas de caramelo que vc destacou e essa potência dela, harmonizariam com um pudim de leite?
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel.

      Essa breja lembra bem uma Altbier, mas é bem mais potente… quase como se fosse uma Imperial Altbier.
      E agora que você mencionou o pudim de leite, creio que cairia bem sim… com bastante calda para quebrar a cerveja e harmonizar legal.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*