Boa Cerveja-Feira…. com Maracujipa

Aproveitando a coluna do Lucas sobre a história da IPA, vamos falar sobre uma cerveja nacional deste estilo com algumas peculiaridades.

A maracujipa da 2cabeças ao invés de usar o tradicional dry hopping optou por fazer um experimento que deu certo. Trocou o dry hopping, que tem a função de incrementar o aroma da cerveja, pela inserção de maracujá na receita, então temos uma IPA que trocou o aroma de maracujá que deveria vir dos lúpulos norte americanos pelo aroma da própria fruta.

Maracujipa

Dados Técnicos:

2014.07.04 MaracujipaCerveja: Maracujipa
Estilo: IPA
Teor: 6,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml

Ao servir encontramos um liquido âmbar claro com uma espuma muito persistente que resiste até o final do copo, porem com bolhas um pouco grandes, mas ainda assim uniformes.

No aroma encontramos as notas de lúpulo cítrico e o maracujá em destaque, em segundo plano temos notas herbais também presentes.

Ao provar vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio e ótima carbonatação que tem um sabor equilibrado entre o malte, lúpulo e cítrico com o seu alto amargor presente desde o inicio e que vai ganhando força conforme se finaliza o gole, o retrogosto é pautado por este amargor alto e agradável acompanhado pelas notas cítricas e pelo final seco e refrescante.

Temos neste rotulo uma cerveja amarga, cítrica e refrescante que se mantém equilibrada e agradável até o final.

Para harmonização eu havia pensado inicialmente em salmão, porem é uma carne muito suave para uma cerveja como esta. Então vamos optar por um peixe com uma carne mais forte, e iremos com uma posta grelhada de pintado acompanhada por molho de maracujá.

A carne do pintado é mais forte e não será encoberta pela cerveja, as notas de maracujá da cerveja irão sobressaltar as notas do molho e o álcool da cerveja irá limpar o paladar da gordura do molho.

Prost!

Fabrizio Guzzon