Boa Cerveja-Feira…. com Maledetta

Buongiorno amici assetato, esta semana vamos provar um mescolare de estilos, a Maledetta.

Produzida pela italiana Birra del Borgo, cervejaria que já comentamos quando falamos da Duchessa con Farro e da Reale. A Maledetta é uma proposta da cervejaria de mesclar as características dos estilos belgas e ingleses, mas com um toque italiano.

Para comprovar que a cervejaria Birra del Borgop mantém este espírito festivo italiano, todo o ano na data de aniversário da cervejaria é realizada uma festa aberta ao publico, com vários tipos de comidas, muita cerveja, atrações musicais e um espaço destinado para crianças, e antes que comentem que isso é feito por outras cervejaria, na Birra del Borgo esta festa dura três dias inteiros.

Uma curiosidade sobre a cerveja é que o nome é uma homenagem ao clube de charutos Maledetto Toscano e ao pintor italiano Amedeo Modigliani, que viveu somente até os 35 anos, mas de forma muita intensa.

Maledetta

Dados Técnicos:

2016.01.15 MaledettaCerveja: Maledetta
Estilo:
Farmhouse Ale
Teor:
6,2%
País de origem:
Itália
Embalagem:
330 ml
Nota:
3,75

A Maledetta se apresenta uma cerveja âmbar escura, opaca e com espuma de boa formação e persistência.

No aroma percebemos notas de caramelo, mel, herbal e uma presença de condimento adocicado que remete a páprica doce e uma presença em segundo plano de notas rústicas.

Ao provarmos vemos que a Maledetta apresenta um corpo leve e carbonatação média, enquanto que no sabor encontramos notas de malte, caramelo, condimentos leves e uma percepção herbal fresca, em segundo plano ainda encontramos notas rústicas que remetem a couro e um baixo amargor.

No aftertaste as notas condimentadas e selvagens ganham ainda mais destaque juntamente com o amargor um pouco mais persistente e com final seco.

A Maledetta é uma cerveja com notas muito destacadas de condimentos e selvagens, mas apresenta estas notas de maneira equilibrada e ainda consegue se manter uma cerveja refrescante ao final devido ao seu final seco.

Para a harmonização vamos usar as notas mais destacadas da cerveja, mas sem abrir mão do conceito e origem desta cerveja.

Eu proponho a harmonização com canelone de ricota com alcachofra, onde vamos buscar a harmonização por semelhança entre as notas herbais da cerveja com o sabor da alcachofra e destacar a ricota com as notas condimentadas.

Prost!

Fabrizio Guzzon