Boa Cerveja-Feira…. com Maledetta

By | 15 de janeiro de 2016

Buongiorno amici assetato, esta semana vamos provar um mescolare de estilos, a Maledetta.

Produzida pela italiana Birra del Borgo, cervejaria que já comentamos quando falamos da Duchessa con Farro e da Reale. A Maledetta é uma proposta da cervejaria de mesclar as características dos estilos belgas e ingleses, mas com um toque italiano.

Para comprovar que a cervejaria Birra del Borgop mantém este espírito festivo italiano, todo o ano na data de aniversário da cervejaria é realizada uma festa aberta ao publico, com vários tipos de comidas, muita cerveja, atrações musicais e um espaço destinado para crianças, e antes que comentem que isso é feito por outras cervejaria, na Birra del Borgo esta festa dura três dias inteiros.

Uma curiosidade sobre a cerveja é que o nome é uma homenagem ao clube de charutos Maledetto Toscano e ao pintor italiano Amedeo Modigliani, que viveu somente até os 35 anos, mas de forma muita intensa.

Maledetta

Dados Técnicos:

2016.01.15 MaledettaCerveja: Maledetta
Estilo:
Farmhouse Ale
Teor:
6,2%
País de origem:
Itália
Embalagem:
330 ml
Nota:
3,75

A Maledetta se apresenta uma cerveja âmbar escura, opaca e com espuma de boa formação e persistência.

No aroma percebemos notas de caramelo, mel, herbal e uma presença de condimento adocicado que remete a páprica doce e uma presença em segundo plano de notas rústicas.

Ao provarmos vemos que a Maledetta apresenta um corpo leve e carbonatação média, enquanto que no sabor encontramos notas de malte, caramelo, condimentos leves e uma percepção herbal fresca, em segundo plano ainda encontramos notas rústicas que remetem a couro e um baixo amargor.

No aftertaste as notas condimentadas e selvagens ganham ainda mais destaque juntamente com o amargor um pouco mais persistente e com final seco.

A Maledetta é uma cerveja com notas muito destacadas de condimentos e selvagens, mas apresenta estas notas de maneira equilibrada e ainda consegue se manter uma cerveja refrescante ao final devido ao seu final seco.

Para a harmonização vamos usar as notas mais destacadas da cerveja, mas sem abrir mão do conceito e origem desta cerveja.

Eu proponho a harmonização com canelone de ricota com alcachofra, onde vamos buscar a harmonização por semelhança entre as notas herbais da cerveja com o sabor da alcachofra e destacar a ricota com as notas condimentadas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

9 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Maledetta

  1. Luquita

    Opa, faz tempo que não comento, então deixa eu partir de onde parei rs.

    Cerveja perfeita para o Fabrizio Guzzon rs… essa cerveja estava nova? Uma Farmhouse tão equilibrada e aparentemente sutil não é nada comum.

    Abraços

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      A cerveja esta nova sim… recebi pelo WBeer e armazeno direitinho, bebi em pouco tempo.
      Achei ela bem equilibrada, as notas não chegavam a ser sutis, mas eram na medida certa.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Daniel Córdova

    Agora euro tá muito caro, mas quem sabe 2017, 18, 19… tá na lista fazer um tour pela Itália 🙂

    A que estava com problema era a ReAle Extra, uma edição diferente da ReAle, bem boa também.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Daniel,

      A vantagem de fazer um tour pelos países da Europa é que você consegue fazer mais um ou dois países vizinhos sem muito problema, afinal em algumas horas você consegue chegar em um vizinho para conhecer também.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Anselmo Mendo

    Guzzon, percebi recentemente que a importância da cerveja artesanal na Itália é maior do que imaginava. Estive em Roma e não dá pra dizer que a gente encontra cerveja boa por toda parte, mas existem vários bares e restaurantes com uma carta bacana, pelo que percebi. Estou escrevendo um texto sobre isso pra postar aqui no Blog também. Ainda não conheço essa Maledetta (esse nome talvez tenha um significado mais legal aqui no Brasil que na própria Itália!), mas já entrou pra lista. Só não gosto muito de harmonizações com ricota, acho um queijo que se não for muito bem temperado, não combina com nada. Em compensação, adoro canelone!
    Ótima degustação! Abs!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Conheço pouco do cenário cervejeiro da Italia, mas pelo que pesquisei da Birra del Borgo, as cervejarias artesanais estão fazendo um trabalho bem legal por lá, mais ou menos como o Brasil… ou um estado, dado o tamanho da Italia.

      Outra coisa interessante é que o Eataly de Roma tem a Birra del Borgo como fornecedor oficial de cervejas.

      Na harmonização eu optei pela ricota justamente por conta da cerveja trazer essa percepção de condimentos, herbal e rustico… que “temperaria” a ricota.. é um pouco arriscado na verdade… rsrsrs… mas as vezes funciona, apesar de deixar o prato bem dependente da cerveja.

      Abç
      Guzzon

      Reply
      1. Anselmo Mendo

        O Eataly é realmente muito bom porque valoriza totalmente a produção local e especialmente a “artesanal”. A gente foi no de Florença e lá tem muitas opções da Birra del Borgo e Baladin.

        Reply
  4. Daniel Córdova

    E aí Guzzon!

    Birra del Borgo faz boas cervejas, apesar de ter vindo um lote da ReAle Extra 350 ml contaminado aqui pro Brasil (peguei 3 garrafas ruins, só a de 750 ml que estava boa).

    Fiquei interessado nessa cerveja, espero conseguir ela algum dia desses, mas tem que esperar a geladeira esvaziar agora hehe

    Sabes em que época é mais ou menos essa festa da cervejaria? Seria muito legal ir lá conhecer um dia.

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel!
      Eu gosta das cervejas da Birra del Borgo, acho que eles tem um nivel de qualidade bem bacana, são poucos os rotulos que achei medianos. Nenhum ruim até agora.

      A Reale eu já provei e gostei bastante, ainda bem que não peguei um lote com problemas….

      E o aniversário da cervejaria é em Junho… então ainda dá tempo de se programar… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*