Boa Cerveja-Feira…. com Lust

By | 2 de janeiro de 2015

Para comemorar o primeiro artigo de 2015 vamos ostentar um pouco e falar de uma Bieré Brut nacional, a Lust.

A Lust foi a primeira Bieré Brut nacional produzida pela Eisenbahn e não deve nada as importadas, e felizmente o estilo ganhou mais representantes nacionais e com isso nosso leque de opções aumentou.

2015.01.02 Lust Strong Gold Ale

Eisenbahn Strong Gold Ale

A cerveja base para a Lust é a Eisenbahn Strong Gold Ale que é levada para a vinícola San Michele em Rodeio (Santa Catarina) onde passa pelo processo de champenoise por três meses até se tornar a Lust, ou por seis meses para se tornar a Lust Prestige.

E apesar de muitos acharem que o nome é inglês, na verdade ele é alemão e se pronuncia exatamente como se escreve e significa desejo.

E como todo o time do Beercast é entrosado, é possível saber mais do processo de champenoise na coluna do Luquita, ou saber a opinião dos caster sobre a Lust no programa de final de ano!

Lust

Dados Técnicos:

2015.01.02 LustCerveja: Lust
Estilo: Bieré Brut
Teor: 10,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml

Ao servirmos encontramos uma cerveja amarela clara, opaca, com uma boa formação de espuma e com a presença do esperado perlage.

No aroma somos agraciados com a complexidade desta cerveja, notas de malte, frutas amarelas como damasco, notas cítricas que remetem a abacaxi e uvas verdes que trazem uma suave nota vinificada, as notas alcoólicas podem ser notadas, mas estão muito bem inseridas no contexto.

Ao provarmos encontramos um líquido de corpo médio e alta carbonatação que traz a sensação de frisante que esperamos em uma cerveja como esta, no paladar encontramos as notas cítricas e frutadas que trazem a percepção de damasco, abacaxi, manga e uvas verdes, e o amargor e praticamente inexistente.

No aftertaste temos as notas alcoólicas ganhando um pouco mais de destaque quando sentimos a sensação de aquecimento, mas isso ocorre sem agressividade e bem adequado ao paladar da cerveja, as notas de abacaxi e uvas verdes seguem presentes e o final se mostra bastante seco.

Esta é uma cerveja complexa, muito refrescante e com notas cítricas e frutadas bastante proeminentes que termina bastante seca, praticamente como um champagne.

Para harmonizar vamos usar valorizar o frisante da cerveja e suas notas cítricas e frutadas.

Eu sugiro um salmão ao forno com alecrim e capa de sal grosso, as notas cítricas da cerveja irão destacar o sabor do peixe enquanto que as notas de malte e frutado irão contrastar com o leve salgado que as pedras remanescentes de sal grosso irão deixar.

2015.01.02 Lust Salmão

Salmão com alecrim e capa de sal grosso, aqui a capa de sal grosso já foi retirada

 

Prost!

Fabrizio Guzzon

13 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Lust

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo, desta vez não. Aprendi a receita com um camarada, e neste reveillon foi ele mesmo quem preparou.
      É bem fácil, vc tempera o salmão com alecrim, sal, pimenta e oq mais quiser, e coloca a carne virada para baixo na assadeira e deixa o couro para cima, depois disso vc cobre com sal grosso, até não ver mais o salmão.
      Coloca no forno e deixa até o sal virar uma capa, depois vc quebra o sal e tira ele todo da assadeira e serve o salmão.
      Fico show de bola.

      Abç
      Guzzon

      Reply
        1. Fabrizio Guzzon Post author

          Anselmo, não penetra por que o couro do salmão não deixa, passa muito pouco. Fica muito bom.

          Abç
          Guzzon

          Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Valeu Daniel! A ceia matou a pau, tive que me segurar para estar com condições de escrever sobre a cerveja, mas depois da zero hora foram mais 5 horas de bebedeira… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo,
      É o clima de final de ano que convergiu o time do beercast para o mesmo local, é um sinal… 2015 será o ano ostentação… rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Luquita,
      Aqui o entrosamento é mais do que seleção brasileira…. aqui é time de truco… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*