Boa Cerveja-Feira…. com Limburgse Witte

Esta semana vamos ver gerações trabalhando para termos uma cerveja, a Limburgse Witte

A Limburgse Witte é produzida pela Brouwerij Cornelissen, uma cervejaria belga que remonta sua história desde meados de 1800. A história da cervejaria começa como tantas outras, com a vontade e iniciativa de uma pessoa que quer produzir boa cerveja, a diferença no caso da Cornelissen é que esta vontade é genética e passou de pai para filho.

Cada geração posterior ao fundador manteve a vontade de fazer e vender cerveja viva dentro da cervejaria, melhorando os processos, as estruturas, abrindo as portas para exportação e aumentando o portfólio, tanto que a Limburgse Wiite é uma das ultimas cervejas a serem lançadas pela cervejaria após a década de 80.

Um fato curioso é que no período das décadas de 20 e 30 as iniciais J.C. começam a aparecer em copos, garrafas, bolachas e demais materiais da cervejaria, uma referência ao nome do fundador Jan Mathijs Cornelissen, e por conta destas iniciais tão fortes ligadas a marca que a família adotou a tradição de batizar seus filhos sempre com nomes que começam com “J”, tanto que até hoje eles fazem isso.

  • 1ª geração: Jan Mathijs Cornelissen (06/07/1811 – 06/06/1874)
  • 2ª geração: Jozef Cornelissen (15/09/1859 – 01/01/1950)
  • 3ª geração: Jaak Cornelissen  (06/04/1890 – 27/01/1962)
  • 4ª geração: Jan Cornelissen (06/05/1924 – 22/07/1979)
  • 5ª geração: Josephus Cornelissen (04/07/1950 – vivo)
  • 6ª geração: Jef Cornelissen (27/06/1981 – vivo)
  • 7ª geração: Jacob Cornelissen (2013 – vivo)

Podemos ver que a tradição de ter o primeiro nome com J pegou mesmo, ou a compra de copos realizada pela primeira vez foi tão grande que estão mantendo as mesmas iniciais a sete gerações e ainda não conseguiram escoar.

Limburgse Witte

2016.03.25 Limburgse WitteDados Técnicos:

Cerveja: Limburgse Witte
Estilo: Witbier
Teor: 5,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,0

Quando servimos vemos que a Limburgse Witte é uma cerveja em tom amarelo palha, opaca e levemente leitosa com espuma de bolhas pequenas de pouco duração, mas que mantêm uma fina manta de bolhas sobre a cerveja.

No aroma encontramos notas de coentro em primeiro plano, seguida por notas mais suaves de laranja com toque de casca, levemente azedo.

Ao provarmos a Limburgse Witte encontramos uma cerveja de corpo baixo e carbonatação média, enquanto que no sabor temos o frutado com toque laranja, coentro e o adocicado do malte.

O aftertaste se apresenta leve, doce com percepção de laranja e com sabores pouco persistentes.

A Limburgse Witte é uma witbier leve, com toque frutado e levemente azedo que é complementado pelo dulçor de malte que apresenta.

Para harmonizar temos que buscar algo que seja tão suave quanto a cerveja, que se mostra bastante suave.

Minha sugestão é que realizemos a harmonização com espetinhos de mussarela de búfala e tomates cereja, onde buscaremos usar o toque frutado e levemente ácido para destacar a mussarela e as notas de coentro para destacar o tomate.

Prost!

Fabrizio Guzzon