Boa Cerveja-Feira…. com La Cress

Esta semana vamos ver até onde os belgas brincam com os ingredientes das cervejas com a La Cress.

A La Cress é produzida pela cervejaria Anders!, uma cervejaria belga fundada em 2011, porem com a produção da sua primeira cerveja em 2012.

E o modelo desta cervejaria é diferente do usual, eles optam por ter rótulos próprios como sua principal atividade, e sim ser uma produtora para cervejeiros caseiros que querem tentar uma produção maior, cervejarias ciganas, produções especiais para eventos e festivais etc. Isso faz da Anders! um ponto de convergência de vários cervejeiros para discutir e desenvolver receitas novas.

Um bom exemplo é a La Cress, uma Blonde Ale com adição de “watercress“, ou como conhecemos aqui no Brasil agrião, e este detalhe é colocado de maneira bem interessante no próprio rótulo.

La Cress

2016.03.11 La CressDados Técnicos:

Cerveja: La Cress
Estilo: Belgian Blonde Ale
Teor: 6,5%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,5

Quando servimos a La Cress vemos uma cerveja de tom amarelo claro, levemente opaca com espuma de boa qualidade e duração mediana.

No aroma temos notas destacadas de frutas amarelas como damasco e pêssego, o malte se encontra em segundo plano e é acompanhado por notas de especiarias e notas herbais.

Quando provamos a La Cress encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e alta carbonatação, enquanto que no paladar o dulçor de malte e notas de frutas amarelas marcam o inicio da percepção e evoluem para um suave amargor herbal ao final.

No aftertaste as notas frutadas ficam em segundo plano e temas as notas de malte e levedura mais presentes chegando ao final com um crisp condimentado e levemente amargo.

A La Cress é uma cerveja frutada em seu inicio mas que trás notas condimentadas e herbais e um amargor final suave e persistente.

Para a harmonização vamos valorizar as notas herbais e o suave amargor final trazido pela inclusão do agrião nesta cerveja.

Eu proponho sobre coxa de frango assada com ervas.

Importante assar a sobre coxa com o osso pois isso irá manter a suculência do frango que será destacada pelas notas frutadas, enquanto que as notas das ervas irão acompanhar o final levemente amargo, herbal e condimentado da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon