Boa Cerveja-Feira…. com La Buteuse

Por | 6 de novembro de 2015

Esta semana iremos conhecer mais uma cerveja canadense, que reforça minha crença que os canadenses são ótimos cervejeiros, a La Buteuse.

A La Buteuse é fabricada pela Le Trou du Diable que falamos algumas semanas atrás na resenha sobre a Saison Du Tracteur.

A La Buteuse é uma Tripel que além de usar 3 leveduras é coloca para amadurecer em barris que antes eram usados no amadurecimento de cidra de maça da Michel Jodoin, uma cidra canadense muito bem conceituada.

Em seu rótulo encontramos a imagem do missionário francês Jacques Buteux, sua presença no rótulo é uma homenagem curiosa a local que dá nome a cervejaria, o “Buraco do Diabo”, em uma de suas missões pela região de Quebec ele foi atacado por índios Iroquois e seu corpo foi jogado no Saint-Maurice na região do Trou du Diable.

La Buteuse

2015.11.06-La-ButeuseDados Técnicos:

Cerveja: La Buteuse
Estilo: Tripel
Teor: 10 %
País de origem: Canadá
Embalagem: 375 ml

Ao servimos encontramos uma cerveja de líquido dourado, levemente turvo com espuma branca de boa formação, mas que se reduz rapidamente até se tornar uma fina camada persistente.

No aroma temos as notas de malte presentes com o dulçor e são acompanhadas por notas frutadas de damasco e maça e um leve toque de especiarias ao final

Quando provamos a La Buteuse notamos uma cerveja de corpo médio alto e boa carbonatação, enquanto que no paladar ela se apresenta com o malte em destaque trazendo notas adocicadas e frutadas com percepção de damasco, mas acompanhado pelo aquecimento alcoólico.

No aftertaste sentimos uma sutil presença do álcool acompanhada por notas de especiarias como pimenta branca.

A La Buteuse é uma cerveja encorpada, saborosa e com o álcool muito bem inserido, com um agradável e condimentado.

Como estamos provando uma cerveja de paladar complexo, podemos abusar um pouco mais nos sabores para uma harmonização.

Eu proponho uma harmonização com tulipas de frango desossadas e empanadas, recheadas com provolone. Em um primeiro momento vamos deixar o sabor da carne de frango ser evidenciado pelas notas de malte e em seguida vamos contrastar o salgado do queijo com o dulçor e frutado da cerveja, sabendo que o teor alcoólico da cerveja irá limpar o paladar da gordura do aperitivo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com La Buteuse

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,

      A história da cerveja é bem legal, e o rótulo é bem feito e pelo visto a cervejaria preza por isso… vou dar uma procurada por outros rótulos da mesma cervejaria para ver se eles mantêm o padrão… se mantiverem é algo bem interessante…

      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Daniel Córdova

    Grande Guzzon!
    Não sabia que essa cerveja tinha tantas particularidades. Talvez se soubesse disso antes teria gostado mais dela. Na época que tomei achei ela um pouco ácida demais pro estilo, mas a acidez agora faz todo sentido sabendo que ela passou por barris de sidra.
    Pena que dei de presente a 2a garrafa, senão provaria esse fim de semana novamente.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      Achei a cerveja muito boa, bastante complexa e como você disse com um toque azero que traz personaildade

      E quando comecei a pesquisar a história da cervejaria e da cerveja achei um monte de curiosidades… é sempre legal quando pegamos cervejas que uma historia bacana.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*