Boa Cerveja-Feira…. com Klaustro

By | 29 de julho de 2016

Esta semana vamos comemorar o aniversário do Club Come Together com a Klaustro.

Produzida especialmente para o aniversário de um ano do Club Come Together de São Roque, a Klaustro foi produzida em parceria do pub com a cervejaria Bamberg de Votorantim.

2016.07.29 Klaustro ambiente

Porão muito bem adaptado

A cerveja foi baseada em uma receita clássica de Kölsh, mas para ganhar identidade e se tornar exclusiva para o evento foram adicionados quatro lúpulos a esta receita, trazendo notas únicas e mesmo que tirando esta kölsh da definição esperada do estilo temos uma cerveja que entrega corpo, aroma e sabor que encantam. Dentre os lúpulos usados o mais perceptível é o Polaris que foi usado tanto para o amargor tanto quanto para, e principalmente, o aroma.

Como o aniversário de um ano do pub já passou não vou comentar de como foi a festa (foi MUITO boa), vou deixar a indicação de um pub com estilo, cerveja de qualidade e preço acessível, ambiente fantástico e cardápio de tirar o chapéu, aqueles que puderem ir serão bem recebidos pela equipe, e se me avisarem faço questão de ir também, se já não estiver por lá.

Klaustro

2016.07.29 Klaustro cervejaDados Técnicos:

Cerveja: Klaustro
Estilo: Kölsh
Teor: 4,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: On Tap (pint)
Nota: 4,00

Quando recebemos a klaustro vemos uma cerveja dourada, opaca e com uma espuma branca, delicada e persistente.

Ao buscarmos o aroma vemos que a klaustro nos apresenta um aroma de lúpulo cítrico ao inicio, seguido pela percepção de malte e leve frutado, com toque de bastante sutil que remete a pão branco.

Quando provamos a klaustro vemos uma cerveja de corpo leve e alta carbonatação, enquanto que no paladar as notas cítricas de lima e menta e o amargor mediano surgem em primeiro plano acompanhados pelo frescor do lúpulo e notas frutadas de maça, já em segundo plano encontramos notas de malte que trazem um dulçor suave, em contraponto ao amargor mediano do lúpulo.

No aftertaste o amargor se mantêm, trazendo notas cítricas de lima e casca de frutas cítricas e um frutado suave de frutas brancas como maça, isso aliado a um frescor  e rescência. As notas cítricas e frutadas perdem força ao final deixando somente a percepção do amargor leve, persistente e limpo.

A klaustro se apresenta uma cerveja que foge do estilo, mas que em minha opinião torna isso um atributo positivo. O amargor, notas cítricas e frutadas são equilibradas e atuam de forma harmoniosa nesta cerveja, mostrando que a experimentação é algo que se deve abrir a promover no meio cervejeiro.

Para a harmonização vou usar uma das opções do cardápio do pub Club Come Together.

Sugiro a porção de bolinhos de frango com quiabo. O toque herbal e levemente adocicado do quiabo aliado ao sabor bem temperado da carne de frango atuam quebrado o amargor da cerveja e equilibrando os sabores, reduzindo a persistência do amargor e trazendo um final breve e limpo. Não que seja um fator determinante da harmonização, mas o molho de alho é fantástico e sugiro provar harmonizando ou não.

2016.07.29 Klaustro harmoniza

Bolinhos de frango com quiabo, bons como você nem imagina

Prost!

Fabrizio Guzzon

8 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Klaustro

  1. Luquita da Cerveja

    Fala Guzzon, o aniversário do CCT coincidiu com o aniversário do tempo que estou planejando para ir conhecer o local! Rs…

    Por mais perto que seja, eu sempre tomo o rumo sentido capital e dificilmente vou pra Saint Rock, uma vergonha mesmo.

    E olha que conheço o Rubens, que é algo la no CCT tb e que vive me chamando pra ir. Bom se der certo no próximo sábado quem sabe eu apareça por lá… ou não! Rs

    Fiquei curioso pela cerveja mas acho que desta vez a harmonização me chamou mais a atenção. Gosto de quiabo, seja como for.

    Abraços

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Quando conseguir vir para St Rock me manda uma mensagem.

      Para mim a cerveja ficou muito boa, uma releitura da Kolsh que ficou fantástica e as opções de harmonização do CCT são todas bacanas… ainda não achei um prato deles que não seja saboroso e todos com preço justo.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Anselmo Mendo

    Olhaí, São Roque com excelente opção de entretenimento com cerveja exclusiva. Muito bom. Fiquei curioso.
    Mas quando olho a harmonização só consigo pensar em Bolinhos do Club COME (em português) Together 😀
    Muito bom o texto , Guzzon. Abração!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo!

      O lugar é muito bom, faço questão de ir toda a semana para se continua mantendo a qualidade… rsrs

      E esta faltando uma caravana do Beercast para São Roque para conhecer estes lugares e fazermos uma harmonização por aqui…

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Gustavo Fontes

    Fala! Aqui é o Gustavo do CCT!! Valeu pelo post!!!! E a breja ficou boa mesmo! O Alexandre da Bamberg é foda!! E em breve ela vai ter a versão em garrafa de 600ml! Vamos vender ela aqui no bar, mas queremos levar parar outros pdvs tbm!!! Abras!!!!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Gustavo!
      Ter a opção envasada vai ser uma boa, e se conseguirem abrir para mais PDV melhor ainda, e de fato a cerveja ficou muito boa, foi minha opção todas as vezes que fui ai na ultima semana.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  4. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Essa cerveja certamente eu não provei hehe
    Mas seria legal se a Bamberg resolvesse lançá-la no mercado, parece que acertaram na receita.
    Esses bolinhos, tem a versão sem o quiabo? =P
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel.

      Pelo que falei com o pessoal do pub tem um tanque inteiro para ser envasado, só não sei como será a distribuição.
      E eles acertaram na receita sim, a kolsh ficou muito boa, saborosa e muito leve…. pelo que me lembro na festa de aniversario do pub tomei uns dez copos e não me enjoou.

      E os bolinhos… o quiabo estava sequinho, uma delicia….

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.