Boa Cerveja-Feira…. com Klaustro

Esta semana vamos comemorar o aniversário do Club Come Together com a Klaustro.

Produzida especialmente para o aniversário de um ano do Club Come Together de São Roque, a Klaustro foi produzida em parceria do pub com a cervejaria Bamberg de Votorantim.

2016.07.29 Klaustro ambiente

Porão muito bem adaptado

A cerveja foi baseada em uma receita clássica de Kölsh, mas para ganhar identidade e se tornar exclusiva para o evento foram adicionados quatro lúpulos a esta receita, trazendo notas únicas e mesmo que tirando esta kölsh da definição esperada do estilo temos uma cerveja que entrega corpo, aroma e sabor que encantam. Dentre os lúpulos usados o mais perceptível é o Polaris que foi usado tanto para o amargor tanto quanto para, e principalmente, o aroma.

Como o aniversário de um ano do pub já passou não vou comentar de como foi a festa (foi MUITO boa), vou deixar a indicação de um pub com estilo, cerveja de qualidade e preço acessível, ambiente fantástico e cardápio de tirar o chapéu, aqueles que puderem ir serão bem recebidos pela equipe, e se me avisarem faço questão de ir também, se já não estiver por lá.

Klaustro

2016.07.29 Klaustro cervejaDados Técnicos:

Cerveja: Klaustro
Estilo: Kölsh
Teor: 4,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: On Tap (pint)
Nota: 4,00

Quando recebemos a klaustro vemos uma cerveja dourada, opaca e com uma espuma branca, delicada e persistente.

Ao buscarmos o aroma vemos que a klaustro nos apresenta um aroma de lúpulo cítrico ao inicio, seguido pela percepção de malte e leve frutado, com toque de bastante sutil que remete a pão branco.

Quando provamos a klaustro vemos uma cerveja de corpo leve e alta carbonatação, enquanto que no paladar as notas cítricas de lima e menta e o amargor mediano surgem em primeiro plano acompanhados pelo frescor do lúpulo e notas frutadas de maça, já em segundo plano encontramos notas de malte que trazem um dulçor suave, em contraponto ao amargor mediano do lúpulo.

No aftertaste o amargor se mantêm, trazendo notas cítricas de lima e casca de frutas cítricas e um frutado suave de frutas brancas como maça, isso aliado a um frescor  e rescência. As notas cítricas e frutadas perdem força ao final deixando somente a percepção do amargor leve, persistente e limpo.

A klaustro se apresenta uma cerveja que foge do estilo, mas que em minha opinião torna isso um atributo positivo. O amargor, notas cítricas e frutadas são equilibradas e atuam de forma harmoniosa nesta cerveja, mostrando que a experimentação é algo que se deve abrir a promover no meio cervejeiro.

Para a harmonização vou usar uma das opções do cardápio do pub Club Come Together.

Sugiro a porção de bolinhos de frango com quiabo. O toque herbal e levemente adocicado do quiabo aliado ao sabor bem temperado da carne de frango atuam quebrado o amargor da cerveja e equilibrando os sabores, reduzindo a persistência do amargor e trazendo um final breve e limpo. Não que seja um fator determinante da harmonização, mas o molho de alho é fantástico e sugiro provar harmonizando ou não.

2016.07.29 Klaustro harmoniza

Bolinhos de frango com quiabo, bons como você nem imagina

Prost!

Fabrizio Guzzon