Boa Cerveja-Feira…. com Jacob’s Ladder

By | 4 de dezembro de 2015

Esta semana vamos esperar no topo da montanha para sermos resgatados pela Jacob’s Ladder.

A Jacob’s Ladder é uma Session English Pale Ale produzida pela Buxton Brewery, uma cervejaria inglesa sediada em Buxton e falamos um pouco sobre ela na coluna sobre a cerveja Axe Edge.

Esta cerveja foi criada para homenagear o grupo de resgate na montanha de Buxton (Mountain Rescue Buxton Team), um grupo de voluntários que trabalha ajudando no resgate e localização de pessoas com problemas em áreas remotas. Este grupo de voluntário mantem cerca de 60 pessoas ativas para ajudar a policia e outros órgãos que trabalham com emergências e atendem cerca de 75 chamados por ano.

O mais interessante é que além de homenagear o grupo, a Buxton Brewwery doou 10 centavos de libra de cada garrafa vendida para a organização.

Jacob’s Ladder

Dados Técnicos:

2015.12.04 Jacobs LadderCerveja: Jacob’s Ladder
Estilo: Session English Pale Ale
Teor: 2,7 %
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 330 ml

Ao servirmos a Jacob’s Ladder vemos uma cerveja em tom amarelo palha, translúcida, brilhante e com boa formação de espuma

No aroma sentimos as notas de lúpulo herbal surgirem de forma delicada, acompanhadas em segundo plano pelas notas de malte que complementam o aroma.

Ao provarmos vemos que a Jacob’s Ladder é uma cerveja de corpo baixo e boa carbonatação, enquanto que no paladar vemos as notas de lúpulo herbal e terroso em equilíbrio com as notas de malte e ambos surgem de maneira leve e delicada, a carbonatação elevada desta cerveja é protagonista no paladar.

No aftertaste o amargor herbal ganha mais destaque, ainda que se mantenha baixo apresenta uma persistência agradável e pontuando o final levemente frisante da cerveja.

A Jacob’s Ladder é uma cerveja leve e refrescante que mesmo sendo uma session ainda trás as notas herbais e terrosas e o amargor esperado para uma Pale Ale inglesa.

Para harmonizar devemos ter em mente que esta é uma cerveja suave e o prato deve ser leve para não mascarar os sabores.

Eu proponho harmonizar com uma salada de rúcula com lascas de parmesão. O amargor da cerveja irá complementar e salientar o amargor e o herbal da rúcula enquanto que o sabor levemente salgado do parmesão será equilibrado pelas notas de malte.

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Jacob’s Ladder

  1. Luquita da Cerveja

    Bem legal a história por traz da cerveja e de fato seus post começaram a tendenciar para cervejas com história boa pra contar.

    No começo do texto saiu uma mistura de Saison com Session.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Algumas cervejas tem boas histórias para se contar e estas são as mais legais de se pesquisar para montar a coluna… tiveram casos de cervejas que tive que tirar informação por conta de ter ficado muito extenso, mas é umas das partes mais legais de se montar as colunas…. acho que só não é mais legal do que beber a cerveja… rsrsrs

      E obrigado por avisar da garrafada no começo do texto, essa passou pela revisão… mas já corrigi!

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Se não me engano bebi essa cerveja no HNB há um tempo atrás.

    Esses teus posts fazem eu sempre querer revisitar essas cervejas que já tomei um tempão atrás.

    Muito interessante essa história do pessoal de resgate. Até hoje ainda é doado 10 centavos por garrafa ou foi só na época de lançamento?

    O nome da cerveja me intrigou e fui atrás do significado. Tá aí a Escada de Jacó: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escadas_de_Jacob

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Pelo que vi no site da Buxton, ainda é doado os 10c por garrafa… achei muito interessante pq são duas “empresas” locais da região…

      E não tinha ido atrás do significado do nome da cerveja, muito interessante a ideia deles vincular a cerveja a algo que remete a salvação, bem alinhado com a homenagem ao time de resgate.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*