Boa Cerveja-Feira…. com Jacob’s Ladder

Esta semana vamos esperar no topo da montanha para sermos resgatados pela Jacob’s Ladder.

A Jacob’s Ladder é uma Session English Pale Ale produzida pela Buxton Brewery, uma cervejaria inglesa sediada em Buxton e falamos um pouco sobre ela na coluna sobre a cerveja Axe Edge.

Esta cerveja foi criada para homenagear o grupo de resgate na montanha de Buxton (Mountain Rescue Buxton Team), um grupo de voluntários que trabalha ajudando no resgate e localização de pessoas com problemas em áreas remotas. Este grupo de voluntário mantem cerca de 60 pessoas ativas para ajudar a policia e outros órgãos que trabalham com emergências e atendem cerca de 75 chamados por ano.

O mais interessante é que além de homenagear o grupo, a Buxton Brewwery doou 10 centavos de libra de cada garrafa vendida para a organização.

Jacob’s Ladder

Dados Técnicos:

2015.12.04 Jacobs LadderCerveja: Jacob’s Ladder
Estilo: Session English Pale Ale
Teor: 2,7 %
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 330 ml

Ao servirmos a Jacob’s Ladder vemos uma cerveja em tom amarelo palha, translúcida, brilhante e com boa formação de espuma

No aroma sentimos as notas de lúpulo herbal surgirem de forma delicada, acompanhadas em segundo plano pelas notas de malte que complementam o aroma.

Ao provarmos vemos que a Jacob’s Ladder é uma cerveja de corpo baixo e boa carbonatação, enquanto que no paladar vemos as notas de lúpulo herbal e terroso em equilíbrio com as notas de malte e ambos surgem de maneira leve e delicada, a carbonatação elevada desta cerveja é protagonista no paladar.

No aftertaste o amargor herbal ganha mais destaque, ainda que se mantenha baixo apresenta uma persistência agradável e pontuando o final levemente frisante da cerveja.

A Jacob’s Ladder é uma cerveja leve e refrescante que mesmo sendo uma session ainda trás as notas herbais e terrosas e o amargor esperado para uma Pale Ale inglesa.

Para harmonizar devemos ter em mente que esta é uma cerveja suave e o prato deve ser leve para não mascarar os sabores.

Eu proponho harmonizar com uma salada de rúcula com lascas de parmesão. O amargor da cerveja irá complementar e salientar o amargor e o herbal da rúcula enquanto que o sabor levemente salgado do parmesão será equilibrado pelas notas de malte.

Prost!

Fabrizio Guzzon