Boa Cerveja-Feira…. com Ithaca

Hoje vamos falar de um exemplar nacional, que recebeu seu nome de uma ilha grega que foi palco de batalhas, entre elas de Homero em sua odisseia.

E o motivo desta referencia as batalhas de Homero? O motivo é o trabalho que a Colorado teve para aprovação deste rotulo. Como praticamente toda a cerveja da Colorado a Ithaca leva em sua composição um elemento característico da nossa cultura, no caso a rapadura, e por conta disto seu nome inicial era para ser “Vintage Black Rapadura”, porem ele foi vetado, pois não se pode usar o termo rapadura.

Sem o termo rapadura no nome a cerveja passaria a se chamar somente “Vintage Black”, que foi novamente vetado, pois o termo “vintage” poderia gerar confusão no consumidor que poderia achar que o produto seria um vinho.

Depois destas duas negativas a cervejaria optou por mudar completamente o nome e passar a fazer uma referência a batalha que teve para aprovar esta cerveja, chamando-a assim de Ithaca.

Ithaca

Dados Técnicos:

2014.06.13 Colorado IthacaCerveja: Ithaca
Estilo: Imperial Stout
Teor: 10,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml

Assim que servimos encontramos um líquido negro, com espuma bege, densa e persistente.

No aroma encontramos a presença marcante de notas de chocolate amargo que logo são acompanhadas pelas notas de café e malte torrado.

No paladar notamos uma cerveja densa e com carbonatação médio-baixa, que nos apresentam em primeiro plano as notas de chocolate amargo, malte e um leve dulçor rústico e licoroso e em segundo plano notas amadeiradas, porem no aftertaste encontramos as notas de café e malte torrado que trazem o amargor de torrefação para a cerveja, que finalizam deixando a boca seca e salivando por mais um gole.

Temos neste exemplar uma cerveja densa que traz uma sensação aveludada ao paladar, com notas de chocolate amargo e café e saborosa.

Quando encontramos uma cerveja forte e com personalidade precisamos buscar uma harmonização com pratos que também sejam fortes, para não serem mascarados pela cerveja.

2014.06.13 Colorado Ithaca2Como a Colorado sempre primou por trazer um toque brasileiro as suas cervejas, nada mais correto que trazem um prato tipicamente brasileiro, com personalidade e paladar marcante, então vamos harmonizar com uma feijoada feita em fogão a lenha.

 

 

Prost!

Fabrizio Guzzon