Boa Cerveja-Feira…. com Invicta India Black Ale

By | 18 de julho de 2014

Esta semana vamos falar sobre um dos rótulos da cervejaria Invicta, que como os demais valorizam a cultura a e a história da cidade natal da cerveja, Ribeirão Preto. O qual tive a chance de provar no Villa em Itu.

Neste rótulo temos uma locomotiva Alemã Borsig 1912, que demonstra a preocupação da marca em firmar suas origens na cidade, pois esta locomotiva esta em uma das praças mais importantes da cidade. E esta preocupação é sempre honrada quando olhamos a qualidade da cerveja feita nos dias atuais.

Invicta India Black Ale

Dados Técnicos:

2014.07.18 Invicta India Black AleCerveja: Invicta India Black Ale
Estilo: India Black Ale
Teor: 7,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml

Quando servimos encontramos um líquido entre marrom escuro e negro, com espuma bege de boa formação e persistência.

No aroma temos em primeiro plano as notas de lúpulo herbal e cítrico, acompanhadas pelas notas de chocolate e um toque torrado, que criam um cenário de equilíbrio entre as notas de torrefação e lúpulo.

Ao provar a cerveja encontramos um liquido denso e de carbonatação entre baixa e média.

No sabor temos o equilibro entre o amargor do lúpulo com toques herbais e as notas de torrefação, malte e defumado que levam a um final onde o amargor é mais pronunciado trazendo as notas de lúpulo em destaque.

Encontramos neste exemplar um líquido denso e saboroso com final seco, amargo e leve.

Para harmonizar vou optar por algo que equilibre as notas tanto de torrefação quanto de lúpulo, então sugiro uma porção de File Mignon em iscas com catupiry. Desta forma temos a carne para equilibrar o liquido mais denso e com as notas de malte, e o catupiry para equilibrar com o teor alcoólico e com as notas mais cítricas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Invicta India Black Ale

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Lucas,
      Aproveitando que o mercado de cervejas especiais esta em crescimento e abrindo bares por ai para conhecer. E falando em locais e bares, vamos agitar o aniversário dos encontros em VG!
      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Legal, espero experimentar um dia.

    Não sei se estou certo, mas na minha concepção: IPA + Stout (ou Porter) = Black IPA. É uma fusão de estilos que me deixa um pouco confuso na hora de tomar, mas ao mesmo tempo muito interessante. Tem o torrado, o chocolate e o frutado ao mesmo tempo. Talvez eu ache estranho porque não sou muito fã de misturar chocolate com fruta hehe

    Abraço e graças a deos é sexta! To desde sábado passado sem uma cerveja, hoje tiro a zica!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Daniel, essa foi minha primeira Black IPA. Até então eu tinha um certo receio de provar, justamente por “misturar” os estilos. Mas o resultado é bem interessante.
      O amargor de lupulo entra junto com as notas de torrefação, chocolate e as demais notas de uma cerveja escura, me abriu uma porta agora, vou dar uma olhada em outras deste estilo agora.
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.