Boa Cerveja-Feira…. com Insana Pinhão

Para aproveitar este friozinho fora de hora, pelo menos por aqui, vamos nos esquentar com a Insana Pinhão.

Produzida pela paranaense Insana esta cerveja é uma barley wine que traz um ingrediente comum a região da cervejaria, o pinhão. O lançamento ao final de 2014 desta edição limitada contou com 15.000 garrafas e por sorte algumas resistiram e puderam ser encontradas já amadurecidas quase um ano mais tarde.

Uma curiosidade sobre a cervejaria é que ela foi fundada por três amigos cervejeiros caseiros e recebeu este nome pois todos diziam que era uma insanidade investir nisso. Felizmente a insanidade deles deu resultado e hoje a cervejaria com uma área de 30.000m² e 750m² de área construída, um espaço gourmet para clientes, jardins e uma bela paisagem.

E esta não é primeira vez que esta cerveja aparece aqui no Beercast, no período do lançamento o Anselmo fez um artigo sobre a arte do rótulo que vale a pena ser lido.

Insana Pinhão

2016.06.17 Insana PinhãoDados Técnicos:

Cerveja: Insana Pinhão
Estilo: Barley Wine
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 300 ml
Nota: 3,25

Ao servirmos encontramos uma cerveja âmbar, levemente opaca com espuma baixa e de pouca duração, provavelmente por conta do teor alcoólico.

No aroma a Insana Pinhão se apresente levemente alcoólica, licorosa, com malte em destaque e com notas oleaginosas do pinhão. Em segundo plano encontramos um leve amadeirado e notas de ameixa.

No paladar ela apresenta corpo alto e média carbonatação, e novamente encontramos o malte em destaque acompanhado pela leve percepção de torra, caramelo  e açúcar queimado acompanhado por notas herbais e oleaginosas com toque levemente amadeirado, o amargor se apresenta constante com toque herbal e em baixa intensidade.

No aftertaste é levemente amarga, com notas de pinhão mais presentes juntamente com a percepção de caramelo e açúcar queimado.

 A Insana Pinhão é uma cerveja densa que apresenta notas licorosas e amadeiradas com toque de caramelo e com o aftertaste trazendo as notas de pinhão como assinatura.

Para harmonizar esta cerveja vamos buscar algo que realce suas notas e que combine com o clima frio que ela ajuda a esquentar.

Eu proponho carne de panela com pinhão e torradas. Vamos contrastar as notas de caramelo e açúcar queimado da cerveja com carne e seu caldo mais salgados, deixamos o pinhão para fazer a ponte e destacar as notas do aftertaste. E uma dica, é podemos colocar um cálice de conhaque no final do preparo da carne de panela que trazer uma nota mais amadeirada para a carne também.

 Prost!

Fabrizio Guzzon