Boa Cerveja-Feira…. com Hoptical Illusion

By | 16 de janeiro de 2015

Para acompanhar a onda de calor que estamos tendo, esta semana vamos buscar uma cerveja que ajude a baixar nossa temperatura e refrescar, então vamos falar da Hoptical Illusion.

A Hoptical Illusion é produzida pela Flying Monkeys, uma cervejaria canadense que não é tão antiga e tem como lema “O normal é estranho” (Normal is weird no original).

Apesar de não ser tão antiga, a história que dá origem a esta cervejaria começa a muito tempo quando Peter Chiodo, um dos fundadores da cervejaria, com cinco anos de idade assistia seu avô produzir cerveja no porão da sua casa próxima a Ontário, uma produção barata para fugir da recessão.

E essa paixão pela cerveja reacendeu quando Peter estava na faculdade, no Mississipi, e como as cervejas eram caras para um estudante de faculdade, ele pensou como o avô e começou a produzir cervejas baratas para consumo seu e dos amigos, mas logo ele e seu vizinho pensaram, se podemos fazer uma cerveja ruim, por que não podemos fazer uma boa?

Com isso eles passaram a estudar, comprar matéria prima de qualidade e a produzir cervejas de qualidade, e esse foi o primeiro passo para o nascimento da Flying Monkeys como a cervejaria que é hoje.

Hoptical Illusion

2015.01.16 Hoptical IllusionDados Técnicos:

Cerveja: Hoptical Illusion
Estilo: American Pale Ale
Teor: 5,0 %
País de origem: Canadá
Embalagem: 355 ml

Ao servimos encontramos um líquido âmbar, cristalino e com uma espuma bege de boa duração.

O destaque do aroma é o lúpulo cítrico com notas de grappefruit e casca de laranja, seguido pelas notas discretas de malte, mas que trazem uma lembrança de casca de pão.

Ao provarmos encontramos uma cerveja leve e bastante carbonatada, no sabor o cítrico do lúpulo ainda se encontra presente assim com um amargor evidente e marcante, as notas de grappefruit continuam presentes, porem a percepção de notas de pêssego e nectarina surge complementando o sabor.

O aftertaste traz o amargor da cerveja, mas este evanesce de maneira rápida deixando as notas cítricas e frutadas de pêssego, nectarina e grappefruit mais evidentes no final.

Uma cerveja leve e saborosa, com amargor mediano e muito bem inserido que surpreende por suas notas cítricas e frutadas.

Para harmonizar com a Hoptical Illusion, vamos buscar um prato onde as notas cítricas e frutadas possam ser valorizadas.

Então indico que para acompanhar esta cerveja sejam servidas grossas fatias de tender ao forno, você pode opcionalmente colocar algumas fatias de abacaxi no forno junto com o tender. Por ser uma carne forte, suculenta e levemente defumada, as notas cítricas e frutadas da cerveja irão contrastar com o defumado e salgado da carne e como ambos os sabores, tanto da cerveja quanto do tender, são marcantes não iremos perder nenhum dos dois na harmonização, pois é sempre importante equilibrar as forças do prato e da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

17 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Hoptical Illusion

  1. Rodrigo Reis

    Já tomei algumas brejas da Flying Monkey e todas são bem boas….

    Assinei o blog via feed, ams ele esta resumido, será que tem jeito de disponibilizar o feed completo? Luquita, Ajuda ai e explica para o povo as vantagens do feed completo! 😉

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Rodrigo.
      Já provei duas da flying monkeys, gostei de ambas!
      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Acho que é a Atomic Smachbomb, eu tomei e gostei e é bastante amarga mesmo.

      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Adalba!
      Se encontrar prove mesmo essa breja… é show de bola!

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Hoje não tem hashtag hahaha
    Muito boa essa harmonização, já deu fome. Só senti falta do destaque ali, mas nada que comprometa o excelente texto. Lembrei do tender com abacaxi que comi no réveillon. Deu vontade de voltar algumas semanas no tempo e provar com essa cerveja.
    E se eu puder acrescentar, dá pra regar o tender com cerveja pra ele não secar. Não chegamos a fazer aqui, pois talvez algumas pessoas não gostassem, mas deve ficar bom.
    Tomei essa Hoptical Illusion quando recém tinha assinado o HNB. Fiquei com vontade de revisitá-la agora, ver o que acho dela depois desse tempo. Mas na época já lembro que gostei.
    Prosit!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Regar o tender com cerveja, ainda mais se for uma com notas frutadas é uma grande sacada! Vai manter ele suculento e ainda vai trazer as notas da cerveja junto!
      E o destaque da harmonização eu já corrigi… rsrs…. lembrei disso agora cedo.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*