Boa Cerveja-Feira…. com Hoppin’ Helles

Algumas semanas atrás falamos da Snowdrift Vanilla Porter da Leinenkugel’s Brewing Company, e esta semana iremos falar da Hoppin’ Helles deles.

O estilo helles é um dos mais comuns na Alemanha, presente em praticamente qualquer bar. Pensando nisso a Leinenkugel’s resolveu dar um toque especial a este estilo, incluindo uma seleta de cinco lúpulos americanos.

Porem diferente do que se espera, a inclusão destes lúpulos não foi via dry hopping ou com a expectativa de aumentar o amargor da cerveja, e sim em trazer uma quantidade inesperada de notas aromáticas para esta cerveja.

Hoppin’ Helles

Dados Técnicos:

2014.08.01 Hoppin HellesCerveja: Hoppin’ Helles
Estilo: Helles
Teor: 5,5%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Quando servimos encontramos um líquido num tom entre o amarelo médio e o dourado com uma espuma branca de boa formação e longa duração, possivelmente pela presente dos lúpulos.

No aroma que encontramos o primeiro impacto do experimento, as notas cítricas provenientes dos lúpulos americanos se destacam fazendo lembram tangerina e frutas cítricas, em segundo plano temos as notas de malte e uma leve tosta que complementa o aroma.

Quando provamos encontramos um líquido de corpo baixo e boa carbonatação, com sabor cítrico destacado com notas cítricas de laranja e suave tangerina, o malte acompanha em segundo plano juntando com notas discretas de caramelo, enquanto que o amargor se mantêm suave durante toda a degustação.

No aftertaste as notas cítricas e maltadas se equilibram e em conjunto com o final seco da cerveja trazem uma sensação de refrescancia ao paladar.

Esta é uma cerveja muito refrescante, marcante pelas notas cítricas que duram toda a experiência e pelo amargor suave que cria um pano de fundo para a degustação.

Para harmonizar com esta cerveja vou focar nas notas cítricas que são o destaque, então vou buscar uma carne suave que combine com o baixo amargor e baixo teor alcoólico e um molho cítrico que será destacado pelas notas dos lúpulos usados, neste caso vou optar por uma posta grelhada de abadejo com molho de tangerina.

Prost!

Fabrizio Guzzon