Boa Cerveja-Feira…. com Hop & Liefde

Por | 5 de fevereiro de 2016

Esta semana ler a bula do rótulo e depois provar a Hop & Liefde.

A Hop & Liefde é produzida pela cervejaria holandesa De Molen, uma cervejaria relativamente nova que foi fundada em 2004, mas que já consagrou muitos de seus rótulos e ganhou renome no mercado. Falamos que é relativamente nova, pois mesmo sendo fundada em 2004 o mestre cervejeiro e fundador Menno Olivier já produzia cervejas a cerca de doze anos.

Outro fato curioso é que a De Molen se considera uma cervejaria experimental, mesmo com todos seus rótulos fixos ela se propõe a manter uma produção experimental continua, então a cada seis semanas uma nova cerveja é criada e será produzida uma única vez, alem disso eles se predispõe a realizar cervejas colaborativas com outras cervejarias ou micro cervejeiros.

Hop & Liefde

2016.02.05 Hop & LiefdeDados Técnicos:

Cerveja: Hop & Liefde
Estilo: American Pale Ale
Teor: 4,8%
País de origem: Holanda
Embalagem: 330 ml
Nota: 4

Encontramos na Hop & Liefde uma cerveja dourada, levemente opaca e com espuma abundante, branca e persistente.

No aroma notamos o cítrico bastante presente, com notas de maracujá, limão e laranja e um toque de malte ao final e com um frescor que acompanha o aroma do começo ao fim.

Ao provarmos a Hop & Liefde vemos que se trata de uma cerveja de baixo corpo e média carbonatação, enquanto que no paladar o malte e as notas cítricas são evidentes trazendo notas de maracujá e laranja, que são equilibradas pelo amargor cítrico e herbal que surge de forma mediana, porém persistente.

No aftertaste o amargor se mantém presente e crescente, ganhando espaço no paladar com notas cítricas e herbais do lúpulo e finalizando de forma seca e fresca.

A Hop & Liefde é uma cerveja leve, cítrica e com notas bastante frescas, dando a impressão que foi engarrafa a pouco tempo, mas isso sem perder a presença equilibrada do amargor cítrico.

Para a harmonização, mesmo se tratando de uma cerveja holandesa foi me ater ao estilo e buscar uma harmonização casual como o estilo pede.

Para tanto eu proponho um clássico hamburguer caseiro acompanhado de queijo emmental e picles. Tanto o queijo quanto o picles irão trazer notas herbais que serão salientadas pela cerveja e o agridoce do picles será contrastado com a citricidade e frescor da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Hop & Liefde

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Mooi & Meedogenloos - Beercast Brasil

  2. Luquita

    De Molen praticamente não tem erro, apesar que uma colaborativa aqui no Brasil eu não curti mas ai a culpa não é deles rs.

    Abraços

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,
      Eu ainda não tive uma decepção com eles, todas que provei achei muito boas, algumas excepcionais.
      E não provei essa colaborativa, talvez por isso mantenha essa opinião… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
  3. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Essa cervejaria é foda, mas pra quem não conhece, é meio complicado saber o que está bebendo. Eu mesmo demorei pra achar o lugar onde eles escrevem o estilo da cerveja nesse rótulo todo em holandês hehe

    Já provei algumas deles e todas eram excelentes. Essa ainda não tive a oportunidade, mas fiquei na vontade aqui pela descrição.

    E ta aí uma coisa que tenho esquecido nos meus burguers, o picles. Vou tentar lembrar nos próximos. Mas só depois de fazer um com o chutney de manga.

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Eu demorei para começar a beber as cervejas da De Molen justamente por conta dos rotulos, não conseguia entender do que se tratava…. hoje o untappd ajuda na hora de descobrir o estilo…. rsrsrs

      Até agora só me dei bem com a De Molen, todas que bebi foram boas.
      E o picles no hamburguer é algo que gosto bastante…. ainda vou aprender a fazer em conserva em casa… é um ótimo petisco.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*