Boa Cerveja-Feira…. com Heilige Weissbier

By | 31 de julho de 2015

Esta semana vamos voltar para os estilos clássicos, de uma cervejaria novata que já tem conseguido ganhar seu espaço no cenário nacional, a Heilige Weissbier

A cervejaria Heilige foi fundada em 2010 em Santa Cruz do Sul (RS), e a tradução de seu nome é justamente “Santa” em homenagem a cidade. A cervejaria começou produzindo cerca de 6 mil litro mês e hoje já chega próxima a 50 mil litros mês.

Mesmo tendo pouco tempo no mercado a cervejaria participou do South Beer Cup e levou algumas medalhas, e isso só confirma que estão no caminho certo.

Uma curiosidade é que a Heilige é parceira da cervejaria cigana Perro Libre e produz suas cervejas.

Heilige Weissbier

2015.07.31 Heilige WeissDados Técnicos:

Cerveja: Heilige Weiss
Estilo: Weissbier
Teor: 5,1 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml

Ao servimos encontramos um liquido amarelo com nuances alaranjados, turvo e com boa formação e estabilidade de espuma.

No aroma as notas de banana e cravo surgem bastante presentes e distinguíveis e em segundo plano o fermento acompanha com notas de pão branco fresco.

Quando provamos a Heilige Weissbier encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação, enquanto que no paladar as notas frutadas de banana e a percepção condimentada de cravo ocupam o primeiro plano, enquanto que o líquido se mostra aveludado ao paladar.

No aftertaste as notas condimentadas do cravo surgem ainda mais presentes e aliada a rescência da cerveja, apresenta um final leve e refrescante.

A Heilige Weissbier se mostrou uma cerveja que apresenta tudo que uma Weiss deve apresentar e com um final condimentado e refrescante.

Para a harmonização vamos brincar um pouco, vamos usar um ingrediente que normalmente faria uma harmonização por semelhança e vamos invertê-lo e harmonizá-lo por contraste.

Para isso eu proponho banana verde frita, temperada com sal, pimenta do reino e parmesão. A banana verde ainda manterá ao fundo sua nota frutada, mas ao ser frita e temperada será apresentada como um petisco salgado que irá contrastar com as notas frutadas no inicio e ao final irá salientar as notas condimentadas da cerveja.

2015.07.31 Heilige Weiss harmoniza

Banana verde frita, com sal, pimenta do reino e parmesão

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Heilige Weissbier

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Sim, ela é um pouco mais leve que a média, mas compensa no aroma, sabor e textura.. achei o final condimentado bem bacana.

      Eu acho que estão chegando agora ao estado, pq foi a primeira vez que vi as garrafas no La Maison.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Putz, o seu relato sobre a cerveja me fez ter vontade de revisitar as weiss. É um estilo que tenho tomado pouco, mas acho que vou compras umas garrafas lá pra casa.

    A Heilige ainda não encontrei pra comprar, onde você conseguiu essa?

    Banana verde frita com sal, pimenta e queijo… nem sei como deve ser o sabor disso mas quero muito provar e tentar harmonizar da forma que você propôs.

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Essa Weiss é honesta, encontrei em SRoque mesmo, no empório que sempre vou tomar umas, o La Maison.

      E a banana verde frita fica bacana, fica mais parecendo uma batata ou batata doce… tente fazer em casa.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*