Boa Cerveja-Feira…. com Habanero Dubbel

By | 22 de maio de 2015

Esta semana vamos esquentar a coluna com uma cerveja apimentada, a Habanero Dubbel.

Produzida pela cervejaria Júpiter  de São Paulo em conjunto com De Cabrón uma produtora de pimentas e molhos picantes esta Dubbel é temperada usando pimenta habanero.

Apesar de termos no Brasil uma história de pimentas, como a dedo de moça, biquinho entre outras, os fundadores da De Cabrón aprenderam no Chile que a pimenta pode ser muito mais presente. E hoje apóiam pequenos produtores rurais no cultivo das pimentas que não são comumente consumidas aqui, como chipotle, habanero e chili.

Habanero Dubbel

2015.05.22 Habanero DubbelDados Técnicos:

Cerveja: Habanero Dubbel
Estilo: Dubbel
Teor: 6,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml

Quando servimos a Habanero Dubbel encontramos uma cerveja em coloração âmbar, opaca e com uma boa formação de espuma.

No aroma as notas de malte se fazem presentes inicialmente, juntamente com notas de frutas amarelas como pêssego, damasco e abacaxi, mas estas notas são muito mais próximas a frutas secas do que frescas. Em segundo plano temos uma presença de condimentos e pimenta.

Quanto provamos a Habanero Dubbel encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação, no paladar a primeira percepção é do malte, caramelo e frutas amarelas, assim como no aroma e um amargor baixo, as notas de pimenta são discretas inicialmente trazendo somente o sabor da pimenta e uma picância baixa.

Já no aftertaste a notas de frutas amarelas começam a perder espaço para a presença da pimenta, tanto em sabor quanto em picância e que termina com uma picância mediana e bastante presente.

A Habanero Dubbel se mostra uma cerveja picante, mas ainda assim refrescante e com todas as características esperadas de uma dubbel.

Para harmonizar esta cerveja temos que pensar, obviamente, na picância dela e outro fator que vou levar em conta é que esta é uma produção vinda de uma parceria.

Proponho uma versão quente da clássica porção de calabresa acebolada. Ainda manteremos a calabresa fatiada e frita, mas ao invés de usarmos cebolas vamos usar pimenta dedo de moça fatiada sem semente e frita rapidamente no azeite.

As notas frutadas da cerveja irão contrastar com a carne de porco, enquanto que a pimenta dedo de moça irá dar muito mais destaque tanto ao sabor da pimenta habanero quanto sua picância.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Habanero Dubbel

  1. Luquita da Cerveja

    Boa Guzzon, essa cerveja tem uma pimenta bem leve ou eu sou bem calejado rs.

    Mas de fato é tranquila, a Baco que o Anselmo arregou nem tem pimenta nela rs…

    A da Rogue tb quero principalmente pela garrafa mas o próximo adversário para a cerveja de pimenta do Villas é a Habanero Sculpin.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      A picancia desta breja é leve mesmo, eu achei que o sabor da pimenta é mais presente que a picancia.
      A próxima da minha lista é a Sculpin Habanero… essa o pessoal diz que é pimenta com IPA dentro.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Anselmo Mendo

    Aahh verdade… o Luquita adora uma Picância! 😀
    Ainda não provei uma Spice que me agradasse, Guzzon. Sempre me parecem picantes demais. Lembro de uma Barco Hot Lager que desisti antes do final da garrafa e isso é coisa que não costumo fazer.
    Estou com o Daniel, imagino que funcione bem marinar pratos com cervejas desse estilo.
    Abs!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      Essa breja não é tão picante… eu achei saborosa e o sabor da pimenta é mais presente que a picancia, talvez seja uma alternativa para você provar.

      marinar pratos com essa breja deve ser muito bom… tanto pelas notas de pimenta quanto pelas notas frutadas… imagino que um lombo fique muito bom..

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Uma pimentinha na comida sempre é bom pra dar sabor, mas não curto aquela picância extrema que o Luquita parece que gosta.

    Essa cerveja tenho curiosidade de provar e acho que ela ficaria boa jogando em algum ensopado ou marinando carne, deve adicionar uma picância diferente na comida, não?

    Agora a que me traz mais curiosidade é a cerveja de molho Sriracha, da Rogue. Só pela garrafa imitando o molho já parece legal.

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      O Luquita é tarado por pimenta… no encontro do Vila ele levou umas que fez gente sair do corpo… rsrs
      E um ensopado de carne é uma boa pedido, a cerveja vai trazer uma picancia bacana para o prato.

      Essa da Roque não me lembro de ter visto… vou dar uma procurada para ver..

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*