Boa Cerveja-Feira…. com Got to Gose

By | 7 de outubro de 2016

O mês de outubro começa esta semana e não podemos esquecer que este é o mês da Oktoberfest, então vamos passear virtualmente pela Alemanha, suas cervejas e seus estilo e vamos começar com a Got to Gose.

Esta Gose é fabricada pela norte americana Samuel Adams, e já falamos sobre esta cerveja nas duas séries que eu fiz sobre as cervejas desta cervejaria, em 2014 e em 2016 .

O estilo desta cerveja é o Gose, um estilo muito antigo que esta sendo resgatado pelas cervejarias, como falei na coluna sobre a cerveja Geisterzug.mapa_cervejas

E vendo que mesmo com todos os estilos presentes no mercado, ainda existem inúmeros estilos históricos que estão sendo resgatados pela nova geração de cervejeiros alemães e enriquecendo ainda mais o mercado. Sem falar que quando falamos em Alemanha, não podemos deixar de citar a força da regionalidade na produção da cerveja e podemos nos arriscar a dizer que cidade e/ou região tem seu estilo de cerveja.

E isso pode ser visto pelo fato que temos mais de 1350 cervejarias e mais de 5000 rótulos disponíveis no mercado.

Got to Gose

Dados Técnicos:

2016-10-07-got-to-gose

Cerveja: Got to Gose
Estilo: Gose
Teor: 4,8%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,25

A Got to Gose é uma cerveja dourada com nuances alaranjados, levemente opaco e com boa formação de espuma.

O aroma se apresenta cítrico com toque herbal de coentro fresco, malte bastante discreto sendo encontrado em segundo plano.

Ao provarmos a cerveja vemos que se trata de um líquido de corpo médio e boa carbonatação, enquanto que no paladar temos um toque herbal de coentro acompanhado pelo frescor cítrico e herbal que remete a pepino e é acompanhado por um final levemente salgado.

No aftertaste as notas de coentro e o frescos ganham ainda mais destaque e são acompanhadas pelo toque salgado crescente e um final seco.

A Got to Gose é uma cerveja com notas destacadas de coentro e com um frescor bastante evidente e com final salgado e seco.

Para a harmonização minha aposta é aproveitar justamente o final salgado e herbal da cerveja que lhe dá tanta personalidade.

Minha sugestão é harmonizar com uma salada de folhas, shitake e kani. O toque de coentro irá destacar as notas do shitake e kani e os frescor herbal e o toque salgado farão a ponte com as folhas da salada.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Got to Gose

  1. Luquita da Cerveja

    Grande Guzzon e um grande estilo, acho que dos resgates essa é uma das melhores até hoje. Na Alemanha, pelo regionalismo, tem realmente muita coisa morta mas algumas de fato devem ficar assim pela estranheza do produto rs.

    Curti a harmonização essa da pra testar fácil.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Eu gostei bastante da Gose tbm, estou com mais duas garrafas na geladeira que vou beber este mês… e as cervejarias aproveitam que o estilo é “novo” e vão colocando sempre alguma coisa para dar um toque…. tenho uma garrafa com flor de cactus e outra com flor de hibisco.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Anselmo Mendo

    Guzzon, tudo bem? Este é o “seu” estilo, pelo menos pela sonoridade em alemão 😀 O Resgate de estilos clássicos é uma das melhores coisas que as cervejarias artesanais tem feito ultimamente. Pena poucas cervejas alemãs chegarem por aqui. Imagino que seja a “nação cervejeira” mais subconsumida no Brasil. Eu acho que as Goses combinam muito bem com pescados frescos, é uma cerveja que pra mim tem jeito de praia. Mas aprovo essa sua harmonização com cogumelo (adoro cogumelos, todos eles). Abração!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      hehehe…. vou fazer a Guzzon’s Gose ainda…. hehehe

      A gente encontra no mercado uma seleção já bem marcada de cervejas alemãs… pouco coisa nova tem aparecido por aqui… em parte por conta do mercado e em parte pq vejo os importadores mirando muito mais nas cervejarias do EUA do que da europa…
      E com cogumelos deve ficar muito bom tbm…. e o legal é que todo cogumelo é comestível, pelo menos uma vez….rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Daniel Córdova

    Ein Prosit, Guzzon!

    Gose são belas cervejas, gostaria de ter mais cervejarias fazendo esse estilo. É ótimo pro verão, bem refrescante.

    Acho tão triste só chegar a Boston Lager da Samuel Adams por aqui e quase nem isso (apesar de já ter visto a Light tbm na cerveja store). Eles tem uma linha tão grande e interessante, por que será que ninguém traz?

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Depois que provei a primeira Gose da Freigeist Bierkultur achei o estilo fantástico, completamente fora da caixa que estamos acostumados e para o verão é uma ótima opção… o mais legal e ver a cara de quem não esta acostumado com cervejas diferentes provar uma com final salgado…. rsrs

      E a linha da Samuel Adams, mesmo considerando somente a regular, já teria um monte de coisa fantástica para trazer para cá…. mas acho somente a Boston Lager…. bem triste…

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*