Boa Cerveja-Feira…. com Fat Tire

By | 19 de agosto de 2016

Esta semana vamos colocar nossos capacetes, tirar a bike da garagem e partir para conhecer a Fat Tire.

Esta cerveja é produzida pela New Belgium localizada no Colorado e que já falamos um pouco a respeito no post sobre a Slow Ride.

O nome da cerveja é uma referência aos pneus da mountain bike que acompanhou o fundador da cervejaria em um tour pela Bélgica, onde ele se inspirou a criar a cervejaria.

E para muitos andar de bike e beber cerveja são coisas distantes, mas na verdade estas atividades podem estar mais ligadas do que você imagina.

Para pontuar alguns exemplos temos um relato de um tour de bike focado em conhecer bares de cervejas especiais em São Francisco que pode ser visto aqui, o Bier Bike Bélgica que é organizado pela Go Bike em parceria com a Cervejaria Nacional para conhecer as cervejarias belgas pedalando que pode ser visto aqui e não poderíamos esquecer de mencionar este artigo escrito pelo ciclista do Beercast Renato Martins que dá dicas de boas cervejas para se beber depois de pedalar.

Fat Tire

2016.08.19 Fat TireDados Técnicos:

Cerveja: Fat Tire
Estilo: Amber Ale
Teor: 5,2%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,00

Quando servimos vemos uma cerveja âmbar, cristalina e com espuma de formação mediana, porém duradoura.

A Fat Tire nos apresenta aromas de malte, caramelo, toffe,  açúcar queimado, um toque floral perfumado e delicado. Em segundo plano encontramos leves notas de frutado.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e média carbonatação, enquanto que no sabor encontramos suaves notas de caramelo, toffe, açúcar mascavo, notas frutadas de ameixa e abrunho com final floral que remete a rosas.

O aftertaste é adocicado, maltado com toque de toffe, caramelo e final floral e frutado suave e persistente.

A Fat Tire é uma cerveja que apresenta notas caramelo e toffe esperadas e surpreende pelas notas florais e frutadas delicadas e equilibradas.

Para a harmonização vamos buscar realçar estas notas frutadas e florais.

Para isso eu sugiro uma salada de folhas verdes, presunto parma e figo. O proposito das folhas é fazer um fundo neutro enquanto que o presunto contrasta com o dulçor da cerveja e o figo faz a ligação com as notas frutadas e florais da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Fat Tire

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Tenho muita vontade de experimentar as cervejas deles, parecem muito boas pelas tuas notas.
    Ainda não descobri se é permitido andar de bicicleta depois de beber, sabes dizer? Sei que lá em Amsterdam pedalamos bastante sob influência de álcool hehehe (nada muito forte tbm, só de leve).
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Vale muito a pena provar as brejas da New Belgian, se tiver chance não deixe passar.

      Eu não sei muito a respeito da legislação de bike, talvez o Bruno Valone possa dizer melhor, mas acho que não temos hoje qualquer lei que te impeça.. com exceção da lei da gravidade… rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Anselmo Mendo

    Guzzon, perfeito tema para as Olimpíadas! E falando nelas, não consegui compartilhar seu post no FB na sexta porque estava viajando. Fiquei bem curioso com essa depois do seu primeiro post da New Belgium. Figo foi um boa pedida, adoro a fruta mas acho que é subutilizada na culinária, me parece que sempre gera um ótimo contraste com muitas combinações. Valeu mais uma vez.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Sem erro, vi que saiu o compartilhamento hoje.
      E o figo é uma fruta que cai muito bem com alguns alimentos salgados, como presunto e alguns outros com notas mais defumadas e neste caso combina muito bem com o frutado da cerveja.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Luquita da Cerveja

    Sou doido por tomar essas brejas da New Belgium, acho que compro uma hoje rs.

    E na Alemanha é muito comum os eventos bicicleta + cerveja, mas temos isso também no Brasil indo pra fora, há um evento turístico feito pelo casal da Cervejaria Ideal que leva a galera pra andar de Bike sempre em algum lugar diferetne.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Eu comprei estas cervejas sem grandes expectativas, por curiosidade mesmo….e me surpreenderam.
      Ainda não tinha visto elas por aqui, se tiver são uma ótima opção (dependendo do preço).

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*