Boa Cerveja-Feira…. com Eisenbahn Ventura

By | 27 de Março de 2015

Esta semana vamos falar da ganhadora do 5º concurso “Mestre Cervejeiro Eisenbahn”, a Eisenbahn Ventura.

Anderson Faller

Anderson Faller

Este ano o estilo escolhido foi o Belgian Blond Ale, um dos estilos que ainda não haviam sido produzidos pela Eisenbahn, que tem na verdade uma Strong Gold Ale.

O vencedor do concurso foi Anderson Faller, natural de Macaé no Rio de Janeiro. A Ventura foi a 18ª cerveja produzida por Anderson, e a primeira Blond Ale, e pelo visto isto não o impediu de apresentar uma receita consistente e muito aderente ao estilo, ainda mais quando pensamos que houveram mais de 1000 receitas inscritas.

E a manutenção do concurso pela Eisenbahn é um incentivo aos cervejeiros caseiros, que podem colocar suas receitas a prova. Para o próximo concurso já definido o estilo, será uma Irish Red Ale.

Eisenbahn Ventura

2015.03.27 Eisenbahn VenturaDados Técnicos:

Cerveja: Eisenbahn Ventura
Estilo: Belgian Blond Ale
Teor: 6,9 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500ml

Ao servimos a cerveja vemos um liquido dourado profundo, cristalino e com boa formação de espuma, branca e com final rendado.

O aroma frutado na Eisenbahn Ventura é excepcional, trazendo notas de frutas amarelas como pêssego, manga e ameixa amarela fresca, o malte surge em segundo plano trazendo notas de dulçor e é acompanhado por notas de especiarias que remetem a pimenta branca.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo médio e boa carbonatação, enquanto que no sabor temos um inicio com leve dulçor de malte que preenche a boca e as notas frutadas bastante presentes trazendo a sensação de pêssego e ameixas frescas.

No aftertaste temos as notas frutadas ainda em destaque e um amargor bastante suave e muito bem inserido que é acompanhado pelas notas de especiarias que remetem a pimenta branca, trazendo uma picância suave que se mistura com a rescência da cerveja formando um final seco e limpo no paladar.

A Eisenbahn Ventura é uma cerveja saborosa, frutada e com final seco e condimentado, e mesmo tendo praticamente 7% de graduação alcoólica vemos que este álcool é muito bem inserido e cria somente o pano de fundo aquecido para que os aromas e sabores se apresentem.

Para a harmonização vamos buscar salientar uma das características que achei mais marcante na Eisenbahn Ventura, suas notas frutadas.

Para isso minha sugestão é um risoto de alho poro e parmesão, buscando um prato que tenha uma força mediana para não ser encoberto pela cerveja e neste caso sabores contrastantes com a cerveja.

Deixaremos o toque salgado do parmesão ser contrastado pelo dulçor da cerveja, enquanto que a cremosidade e as notas levemente herbais do alho poro irão contrastar e destacar ainda mais as notas frutadas, fazendo com que tenhamos uma sensação de que a cremosidade da cerveja vem da polpa da fruta, enquanto que a graduação alcoólica irá limpar a cremosidade do risoto.

2015.03.27 Eisenbahn Ventura Harmoniza

Risoto de alho poro e parmesão e frango a milanesa, harmonizados com Eisenbahn Ventura

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Eisenbahn Ventura

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      Eu sempre acho as cervejas ganhadores do Concurso boas, mas esta em especial me surpreendeu.
      O aroma e o paladar dela são marcantes, mas se mantendo equilibrados e o final com a leve picancia e rescência é ótimo.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Luquita da Cerveja

    Grande Guzzon, saindo na frente de todo mundo mostrando essa cerveja.

    Ela já chegou nos pontos de venda? Pois vi uma amiga tomando ela mas pode ser alguma exclusiva tb.

    Será que no próximo ano irá tomar a Red Pretorian? Rs..
    Abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Já deve estar nos pontos de venda sim. Creio que saiu na semana passada.
      E espero ver a Red Pretorian ano que vem!!

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*