Boa Cerveja-Feira…. com Echt Kriekenbier

By | 26 de dezembro de 2014

Ho ho ho.. nesta semana festiva e natalina vamos falar de uma cerveja remeta a esta espírito, a Echt Kriekenbier.

Esta cerveja é produzida pela Verhaeghe-Vichte, e já falamos desta cervejaria no post sobre a Barbe D’or.

O fato de já termos falado da cervejaria anteriormente não quer dizer que não há o que falar da Echt Kriekenbier, primeiramente é importante dizer que uma tradução próxima para o nome desta cerveja é “Verdadeira Cerveja de Cereja”.

Ao contrário da grande maioria das Fruit Biers a Echt Kriekenbier não é feita com base em uma Lambic, eles usam na verdade uma Red Ale de Flandres envelhecida em barris de carvalho por cerca de oito meses, porem a partir do terceiro mês a cervejaria recebe a colheita de cerejas daquele ano para inserir na cerveja, ficando assim por um período de cinco meses fermentando juntamente com a cerveja.

Porem, cientes de que cada safra de cerejas tem uma característica diferente, por conta das temperaturas, chuvas e tempo expostas a luz do dia que a plantação teve naquele ano, a Verhaeghe-Vichte faz um “blend” com produções de mais dois anos, o ano imediatamente anterior e de dois anos atrás, buscando uma maior uniformidade no sabor da “Verdadeira Cerveja de Cereja”.

Echt Kriekenbier

Dados Técnicos:

2014.12.26 Echt KriekenbierCerveja: Echt Kriekenbier
Estilo: Fruit Lambic / Red Ale of Flanders
Teor: 6,8 %
País de origem: Bélgica
Embalagem: 750 ml

Quando servimos encontramos um líquido vermelho escuro, quase bordo, levemente turvo e com uma espuma fina, efêmera e rosada.

No aroma temos a presença de notas vinificadas e ácidas, trazendo a percepção de cerejas, amoras e baunilha enquanto que em segundo plano temos um leve toque amadeirado e as notas láticas da acidez.

Ao provarmos encontramos um liquido leve e bem carbonatado, enquanto que no sabor temos a presença das notas ácidas em primeiro plano, trazendo uma percepção de vinagre de maça, logo acompanhadas pelas notas de frutas vermelhas como cereja, amora e suaves notas de baunilha e madeira em segundo plano.

No aftertaste vemos que a acidez se mantém presente acompanhada por um amargor suave e as notas de cereja, e somente neste momento temos a percepção do álcool que vem como uma sensação bem pontuada de aquecimento na garganta, terminando com um final seco e salivante.

Esta é uma cerveja leve, refrescante e saborosa, que traz as notas de uma Red Ale de Flandres adicionada as notas de cereja, baunilha e madeira.

Para a harmonização vamos manter o clima natalino de festa e trazer algo que valorize a cerveja.

Neste caso sugiro um Cheese Cake de Frutas Vermelhas para acompanhar a cerveja, a calda de frutas vermelhas irá combinar perfeitamente com as notas de cerejas e amoras da cerveja, enquanto que o recheio de cream cheese da sobremesa irá equilibrar as notas ácidas da cerveja realçando uma acidez mais suave e o sabor do cream cheese, e a alta carbonatação fará o papel de limpar o paladar ao final.

Cheese Cake de Frutas Vermelhas

Cheese Cake de Frutas Vermelhas

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Echt Kriekenbier

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita!
      Feliz Natal !
      Eu não achei essa cerveja doce, achei a presença da cereja muita mais pela acidez do que pelo dulçor, como não tomei a garrafa sozinho não consegui enjoar da cerveja, mesmo tomando mais da metade da garrafa.
      Achei as notas ácidas bem mais pungentes do que o dulçor e combinado com o cheese cake ficou ainda melhor por que equilibra a cerveja.

      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo,
      Agradou ambos, diferente da Kriek Boon que tem o dulçor da cereja, a Echt é bem mais ácida e seca, para o pessoal que estava na pegada do vinho ela estava ótima.
      A sobremesa que preparou foi um primo, que estava passando o natal conosco, já tinha combinado com ele para ele preparar esta sobremesa, e como ele curte uma boa cerveja foi fácil convencer… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*