Boa Cerveja-Feira…. com Die Fizzy Yellow

Por | 9 de janeiro de 2015

Esta semana iremos tratar de uma cerveja que declarou guerra contra a mesmice e a falta de personalidade, estou falando da Die Fizzy Yellow.

Produzida pela Way, cervejaria de Pinhais/PR, este rótulo se coloca contra todas as amarelinhas frisantes que temos no mercado, para a Die Fizzy Yellow as cervejas sem graça, sem sabor, sem aroma são coisa do passado pois segundo ela é hora de conhecer uma cerveja “refrescante e com graça”.

Die Fizzy Yellow

2015.01.09 Die Fizzy YellowDados Técnicos:

Cerveja: Die Fizzy Yellow
Estilo: American IPA
Teor: 6,9 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml

Ao servimos encontramos uma cerveja de coloração entre o amarelo intenso e dourado, com espuma de boa formação, porém no meu caso havia algumas partículas em suspensão tirando um pouco do brilho da cerveja.

Ao avaliarmos o aroma somos apresentados ao lúpulo cítrico logo de cara, as notas de cascas de laranja, maracujá e abacaxi são as primeiras a serem percebidas, mas segundo plano as notas de malte surgem de maneira mais discreta para equilibrar o aroma.

Quando provamos encontrarmos uma cerveja de corpo médio-baixo e boa carbonatação e no sabor notamos a presença do lúpulo trazendo o amargor alto ao paladar acompanhado pelas notas cítricas de casca de laranja e maracujá mais marcantes e notas herbais mais discretas, com a presença do malte em segundo plano.

No aftertaste as notas cítricas ganham ainda mais destaque e equilibram o amargor que persiste, o final seco e refrescante abre espaço para mais um gole.

Esta é uma cerveja que cumpre o papel que se propõe, com notas aromáticas marcantes, sabor cítrico e amargor proeminente esta muito longe de ser uma cerveja sem graça.

Para a harmonização vamos resgatar o espírito descontraído da cerveja e buscar valorizar não somente as notas cítricas e o amargor, mas também a casualidade.

Sugiro uma harmonização com iscas de filé mignon com catupiry, o sabor da carne será valorizado pelas notas cítricas e herbais, enquanto que o catupity irá equilibrar a sensação de amargor e aproveitamos a carbonatação e o teor alcoólico da cerveja para limpar o paladar antes de um novo gole.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Die Fizzy Yellow

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Lucas, é uma versão bem refrescante de IPA, bem agradável. Gostei bastante.
      Acho que como a IPA é um dos estilos “da moda” é um dos que maiores variação de aromas e sabores.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Hoje não tomei café da manhã e acabei de voltar do pátio aqui da empresa suado e morrendo de fome (tá calor e tem sol).
    Aí vem você me falando de uma American IPA com aromas de laranja, abacaxi e maracujá e filé mignon com catupiry!
    Tem horas que te odeio, cara hahahahhaa
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Daniel, a ideia da resenha com harmonização é gerar algum sentimento… rsrsrs…. e pelo visto esta acontecendo.. rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*