Boa Cerveja-Feira…. com Curmudgeon

Por | 6 de janeiro de 2017

Esta semana não tem frase de abertura por que estou rabugento como a Curmudgeon.

A Curmudgeon é produzida pela conhecida Founders, que produziu esta cerveja homenageando os velho pescadores mariticos que em seu retorno ao continente gostavam de comemorar o retorno com cervejas fortes.

O nome da cerveja por sua vez, Carmudgeon, é um termo que poderia ser traduzido como “rabugento”. Mas ele é um pouco mais complexo que isso, é praticamente um estereótipo usando na literatura, filmes e séries. Podendo inclusive ser encontrado em alguns sites manuais para se tornar um verdadeira Carmudgeon, apesar de eu não conseguir entender o motivo de alguém querer aprender a ser um velho rabugento.

Um detalhe interessante desta cerveja é que se trata de uma Old Ale com adição de melaço e envelhecida em barris de carvalho, que trazem notas aromáticas e de paladar inesperadas para uma Old Ale.

Curmudgeon

Dados Técnicos:

Cerveja: Curmudgeon
Estilo: Old Ale
Teor: 9,8%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,0

Ao servirmos a Curmudgeon vemos que se trata de uma cerveja âmbar, parcialmente opaca com espuma bege e densa, porem com baixa duração.

No aroma temos notas destacadas de malte e melado de cana além de notas licorosas, já em segundo plano encontramos notas de frutas escuras, herbal e amadeirado.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo alto e carbonatação muito baixa, enquanto que o paladar se apresenta adocicado com notas de malte, melado de cana com toque rústico que pode remeter a rapadura, o amargor é médio alto e muito bem inserido. Em segundo plano ainda podemos notar o amadeirado e notas herbais e frutadas da Curmudgeon.

No aftertaste a percepção de dulçor perde o foco e temos o crescimento das notas de madeira e um toque condimentado levemente picante, além do aquecimento que surge na garganta.

A Curmudgeon é uma cerveja densa, aromática e com notas de melaço e madeira que são equilibradas com maestria e finaliza com uma suave picancia e aquecimento.

Para harmonizar é preciso pensar em um prato que seja tão potente quanto esta cerveja, mas vou sair do conceito inglês da cerveja e buscar uma referência nacional.

Minha sugestão é harmonizar com carne seca, mas não a vendida em embalagens que são comumente encontradas no sudeste, e sim o bife de carne seca de alcatra que pode ser encontrado facilmente no nordeste, e vamos garantir que a potência da cerveja  e da carne sejam equivalentes, e vamos buscar o contraste do dulçor da cerveja com o salgado da carne seca.

Prost!

Fabrizio Guzzon

9 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Curmudgeon

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira #188…. Lizard of Koz – Beercast Brasil

  2. Bruno Bertolossi

    Essa cerveja é boa demais! Tive a oportunidade de tomar ela on tap no Slow Brew 2016, sensacional.

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Bruno,

      Essa breja é realmente muito boa, principalmente para quem gosta da escola inglesa. Imagino que provar On Tap seja ainda uma experiência melhor.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  3. Daniel Córdova

    Grande Guzzon!

    Cara, essa cerveja é muito boa, né? Também dei nota 4 pra ela. Vi aqui que faz quase 1 ano que tomei uma garrafinha em casa da última leva da Founders antes de eles pararem de vender pro Brasil (e agora voltarem novamente).

    Pelo jeito vou ter que procurar essa carne seca quando algum dia for pro nordeste, porque por aqui só tem a de pacotinho mesmo hehe

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      Eu achei muito boa, Old Ale esta na minha lista de estilos que gosto mas não acho cervejas com facilidade.

      Essa carne seca que falei, ou carne de sol, é super comum por lá, tem em qualquer restaurante e é muito melhor do que essa que vende empacotada por aqui…

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,
      Sim, uma cerveja potente mesmo sendo normalmente tomada em dias mais frios pode ser muito bem apreciada em dias quentes também.

      Como você disse, boas cervejas são para todos os dias…. e eu não iria esperar o inverno com a cerveja na geladeira…. rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Adalba!
      Obrigado pelos comentários.
      E vamos marcar um HP em Itu para tomar umas!

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*