Boa Cerveja-Feira…. com Clausthaler Classic

Depois daquele carnaval cheio de excessos, descontrole e muita cerveja, esta semana vamos curtir as coisas com um pouco mais de calma e os colegas do La Maison de la Bierre me indicaram uma cerveja sem álcool, mas com muitos prêmios, a Clausthaler Classic.

Esta cerveja é produzida pela cervejaria Clausthaler na Alemanha, que em 1979 percebeu que o mercado das cervejas sem álcool era algo que deveria ser tratado com mais importância e desde então trabalha em apresentar ao mercado cervejas sem álcool que tenham identidade e características sensoriais que atendam a todos que gostam de cerveja.

Um boa maneira de medir o sucesso desta cervejaria são seus prêmios, recebidos desde o inicio de sua carreira, mas com destaque para a medalha de ouro no World Beer Cup de 1998, novamente ouro no World Beer Cup de 2000 e melhor cerveja sem álcool do mundo pela World Beer Award em 2007, 2009, 2010, 2011, 2013 e 2014.

Clausthaler Classic

Dados Técnicos:

2015.02.20 ClausthalerCerveja: Clausthaler Classic
Estilo: Sem Álcool
Teor: 0,0 %
País de origem: Alemanha
Embalagem: 330 ml

Quando servimos encontramos um líquido amarelo palha, brilhante com boa formação de espuma.

No aroma o destaque fica para as notas de malte que trazem a clara percepção do dulçor do mosto, em seguida encontramos discretas notas florais e herbais vindas do lúpulo alem de notas de chá e limão.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação, enquanto que no paladar o dulçor do malte surge em primeiro plano com notas de cereais, mosto e chá sendo acompanhadas por um amargor leve e delicado.

No aftertaste o lúpulo que até então vinha discreto surge trazendo um amargor mediano, delicado e persistente com notas herbais e florais que surpreendem o final da degustação.

Esta é uma cerveja com notas adocicadas de mosto e chá no inicio e com um final amargo que surpreende se mantendo suave e refrescante do inicio ao fim, e provando que a ausência de álcool não afeta a qualidade da cerveja.

Para harmonizar vamos manter o clima de pós carnaval, e curtir aquele momento de recarregar as baterias.

Minha sugestão é harmonizar esta cerveja com bolinhos de chuva salpicados com canela. Enquanto deixamos o dulçor do mosto fazer o papel de adoçar o bolinho, a canela irá acompanhar as notas herbais e florais da cerveja, e o amargor final irá trazer a sensação de que você esta provando um sonho com recheio de creme de lúpulo.

Prost!

Fabrizio Guzzon