Boa Cerveja-Feira…. com Capt’n Crompton’s Pale Ale

Por | 14 de agosto de 2015

Esta semana vamos falar de uma cerveja que navega por mares de lúpulos aromáticos e cítricos, a Capt’n Crompton’s Pale Ale.

Produzida pela Epic Brewing de Utah a Capt’n Crompton’s Pale Ale é um exemplo de American Pale Ale, usando vários lúpulos americanos, inclusive o Cascade no dry hopping para trazer o aroma que todos esperam deste estilo.

A Epic Brewing começou a ser pensada em 1992 quando seus fundadores David Cole e Peter Erickson tinham uma empresa de aquacultura (cultivo de frutos de mar), mas foi em 2008 após a alteração de uma das leis de Utah que eles puderam concretizar o sonho de abrir uma micro cervejaria de cervejas fortes, como eles definiam. E a Epic segue as mesmas paixões que seus fundadores, cultura geek, boa comida e aventuras em busca de “junk food” épicas.

Um ponto que não pode deixar de ser mencionado é que eles contam com um ótimo mestre cervejeiro, formado pela Bohemian Brewery e com mais de 20 anos de experiência, o Sr. Kevin Crompton, que por sinal, empresta seu nome para este rótulo.

Capt’n Crompton’s Pale Ale

Dados Técnicos:

2015.08.14 Capt’s Crompton’s Pale AleCerveja: Capt’n Crompton’s Pale Ale
Estilo: American Pale Ale
Teor: 5,8%
País de origem: EUA
Embalagem: 651 ml

Ao servirmos a Capt’n Crompton’s Pale Ale vemos um líquido dourado, levemente turvo e com uma formação de espuma abundante e com uma duração invejável.

No quesito aroma a cerveja trás em primeiro plano as notas de malte e lúpulo, na verdade bastante lúpulo, que é representado pelas notas cítricas que lembram maracujá, grapefruit e ao fundo trás as notas herbais.

Quando provamos a Capt’n Crompton’s Pale Ale encontramos um liquido de corpo médio baixo e com carbonatação média, enquanto que no sabor nos deparamos com notas cítricas e frutadas de maneira marcante,  que remetem a maracujá e grapefruit e são acompanhadas pelo amargor bastante presente.

No aftertaste vemos o amargor ganhando ainda mais destaque e acompanhado pelas notas herbais e frutadas e uma leve percepção resinosa, e finalizando de maneira limpa.

A Capt’s Crompton’n Pale Ale é uma cerveja leve, refrescante e com amargor mediano e persistente que prima pelas notas cítricas e frutadas.

Para harmonizarmos este rótulo vamos sair um pouco dos clássicos hambúrgueres e pensar em outra opção que seja simples e valorize as notas da cerveja.

Para este caso, eu proponho beirute aperitivo de atum com parmesão. As notas frutadas e cítricas irão contrastar com as notas mais salgadas do parmesão ao mesmo tempo em que irão destacar o sabor do atum.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Capt’n Crompton’s Pale Ale

  1. Luquita da Cerveja

    Opa, tampinha da Epic eu também tenho rs. Não tomei essa breja mas foi uma outra da Epic, daquela série Brainless que vinha sim pela Mr. Beer mas acho que eles pararam de importar.

    Só tomei uma mas com certeza todo restante também é muito bom.

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,
      De fato, faz tempo que não vejo a Epic nas prateleiras do Mr. Beer, devem ter parado de trazer, uma pena, pois a breja é muito boa.

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,
      Eu acho que as cervejas da Epic não são fáceis de achar por aqui…
      E a harmonização com croutons pode ficar bacana! Podemos torrar com azeite trufado e jogar umas lascas de grano duro… vai ficar show.
      Vou deixar essa anotado… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Grande Guzzon!
    Cara, me manda essa tampinha!!!! hahahaha
    Onde vc achou essa cerveja? Nunca vi (reparei) pra comprar por aqui.
    Nunca pensei harmonizar atum com IPA, mas vou experimentar qualquer hora dessas, vivo abrindo lata de atum qdo to com preguiça de cozinhar hehe
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel!
      Essa eu ganhei de presente, mas se não me engano tem disponível no Mr.Beer.
      Essa tampinha esta guardada lá em casa…. rsrsr…. achei muito bacana.

      E o atum é uma boa escolha para IPA que tem notas citricas, na verdade, boa parte dos peixes e frutos do mar se dão bem com notas citricas, no caso da IPA temos que escolher um com sabor mais marcante como atum para que o amargor não mate a presença dele no prato.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*