Boa Cerveja-Feira…. com Burton Baton

Esta semana vamos provar que envelhecer pode ser bom, muito bom, com a Burton Baton.

Produzida pela Dogfish Head, cervejaria que já falamos aqui antes em algumas colunas, e se já falamos que esta cervejaria é reconhecida por buscar inovação e desafiar os limites dentro dos processos cervejeiros este é mais um bom exemplo disto.

A Burton Baton é uma homenagem tanto ao estilo imperial IPA quanto a cidade de Burton. Para produzir esta cerveja a Dogfish Head produz uma Imperial IPA e uma Old Ale (sim, duas produções distintas). Depois de produzidas é feito um blend destas cervejas de acordo com a receita e é colocada para envelhecer em barris de carvalhos por no mínimo um mês.

Burton Baton

Dados Técnicos:

Cerveja: Burton Baton
Estilo: Imperial IPA
Teor: 10,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,0

Ao ser servida, a cerveja apresenta um tom dourado escuro, cristalina e com espuma bege clara, persistente e com boa formação.

O aroma apresenta notas cítricas e herbais que remetem a maracujá, grapefruit e capim limão, além de apresentam um toque resinoso e em segundo plano temos as notas de malte, amadeirado, caramelo e um toque de toffe discreto.

Ao provarmos vemos que a Burton Baton é uma cerveja de corpo alto e média carbonatação, enquanto que no paladar encontramos notas de maracujá com leve toque herbal, uma percepção resinosa leve e em segundo plano o malte e as notas amadeiradas surgem equilibrando o amargor pungente da cerveja.

No aftertaste as notas cítricas e limpas dão espaço para notas amadeiradas e um aquecimento elevado na garganta que é a única forma de perceber o álcool da cerveja, que no paladar se apresenta muito bem inserido.

A Burton Baton é uma cerveja densa, complexa e com personalidade marcante. As notas frutadas iniciais são espaço para percepção amadeirada e um aquecimento que poderia remeter até mesmo a conhaque.

Para harmonizar esta cerveja precisamos buscar um prato que tenha tanta personalidade quanto a cerveja para não ser atropelado pela potência da cerveja.

Minha sugestão é harmonizar com costela na chapa com manteiga de garrafa. Os sabores cítricos e amadeirados da cerveja funcionam muito bem para destacar o sabor da costela e os 10% de álcool da cerveja servirá perfeitamente para cortar a untuosidade do prato.