Boa Cerveja-Feira…. com Burgman Lager

By | 20 de Março de 2015
2015.03.20 Burgman Lager LMDLB

St Patrick Day no La Maison

Nesta semana as festividades do dia de São Patrício estão a todo vapor e para não ficar atrás vamos provar um dos inúmeros Chopp Verdes que foram servidos, no nosso caso, uma Burgman Lager servida no La Maison de la Bierre.

Esta festividade comemora o dia de falecimento do santo mais famoso da Irlanda, São Patricio, e é comemora atualmente com cerveja, música, leprechauns e a cor verde. Não vou me alongar tanto a respeito da história dele, vou deixar isso para ser coberto pela coluna de curiosidades e nerdices escrita pelo Luquita.

Mas uma coisa me chamou a atenção nesta festividade, um prospero e influente homem de negócios irlandês chamado James O’Maha transformou o St Patrick Day em feriado nacional em 1903, até esta data era somente uma comemoração religiosa, e mais tarde ele mesmo criou uma lei que proibia todos os pubs de fecharem suas portas no dia 18 de março, permitindo que a festa pudesse continuar por mais um dia inteiro. Essa é uma participação política que eu respeito.

Sobre Burgman Lager, o estilo informado pela cervejaria é o Euro Lager e nas pesquisas que fiz não encontrei este estilo no BJCP. Mas em outros sites eles indicam que se trata de uma Munich Helles, mas sem a necessidade da inclusão de lúpulos alemães e sem qualquer adição de adjuntos, como a maioria das American lagers.

Burgman Lager

Dados Técnicos:

2015.03.20 Burgman LagerCerveja: Burgman Lager
Estilo: Euro Lager
Teor: 4,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: On Tap

Tirada na pressão a Burgman Lager apresenta uma espuma levemente esverdeada e cremosa, o líquido é límpido e brilhante e tem um tom de verde bandeira muito vivo.

No aroma as notas de malte são suaves e acompanhadas por algumas notas discretas de pão, o lúpulo é muito discreto e trás somente uma percepção em segundo plano das notas herbais.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo baixo e de ótima carbonatação, enquanto que no sabor o malte já se apresenta com mais destaque do que no aroma e com um amargor suave e bem inserido junto a refrescancia da cerveja.

No aftertaste o malte e o amargor mais herbal ganham um pouco mais de força, mais ainda se mantendo equilibrados e suaves.

Esta é uma cerveja honesta em sua proposta, refrescante, com bom drinkability e verde. E este último detalhe afeta somente o visual, e vale citar que a cerveja é produzida e embarrilhada desta forma.

Para harmonizar a Burgman Lager não podemos esquecer que estamos falando de uma cerveja para comemorar o St. Patrick Day, então é de se imaginar que você esteja entre amigos, em um pub, bar ou mesmo na rua.

Então vamos pensar em algo que seja tão informal e festivo quanto essa cerveja, e proponha uma bela porção de batatas rústicas fritas, salpicadas com lúpulo, para termos um verde no prato também.

Essa é uma harmonização cultural nossa, teremos o sabor mais salgado da batata contrastando com o malte da cerveja e a adição de lúpulo irá fazer as notas de lúpulo herbal da cerveja ganharem mais destaque.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Burgman Lager

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Montana Red - Beercast Brasil

  2. Pingback: St. Patrick da Grã-Bretanha! - BeerCast Brasil

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo!
      Rsrsrs… X-Burgman foi ótima!
      Estava bem legal, cheguei tarde, umas 21:00 e estava bem cheio para uma terça feira. Rock ao vivo, e chopp em dobro a noite inteira. Eles tem mandado bem sempre que fazem algum evento, terá um no próximo dia 28, mas vai bater no mesmo dia do Pint with the Queen, e estou achando que vou no Pint.
      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita.
      Eu tinha pensado mesmo em pegar uma Guiness ou uma outra irlandesa, mas vi que a quantidade de chopp verde neste feriado estava presente em quase todos os lugares.
      E até para provar que nem todo chopp verde é “batizado” no bar.. rsrs… neste caso todo o trabalho foi feito pela cervejaria, e pelo resultado, imagino que eles tomaram o cuidado de garantir que a única alteração no chopp fosse a cor, e vou falar, fica bonito esse verde no chopp!

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*