Boa Cerveja-Feira…. com Bons Voeux

By | 30 de setembro de 2016

Esta semana vamos adiantar as comemorações de ano novo, pelo menos para beber a Bons Voeux.

A Bons Voeux é produzida pela Brasserie Dupont, e já falamos um pouco sobre a história desta cervejaria na coluna sobre a Biologique.

E como já falamos da cervejaria, vamos falar um pouco sobre esta cerveja. A Bons Voeux foi uma cerveja sazonal desenvolvida pela Brasserie Dupont para presentear seus clientes mais fieis e presentes nas festas de final de ano. Tanto que o nome completo desta cerveja é “Avec les bons Vœux de la brasserie Dupont” que em uma tradução livre significa ” Com os melhores votos da cervejaria Dupont”.

Esta receita fez tanto sucesso entre os clientes que se tornou parte da linha regular da cervejaria, porem a quantidade produzida é menor que a demanda e hoje em dia se solicita um agenda com praticamente um mês de antecedência para se comprar este rótulo na cervejaria.

Bons Voeux

Dados Técnicos:

Cerveja: Bons Voeux
Estilo: Saison / Farmhouse Ale
Teor: 9,5%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,25

Quando servimos a Bons Voeux encontramos uma cerveja amarela clara, quase palha, opaca e com sedimentos bastante visíveis. A espuma se forma com bolhas bastante pequenas e se mantêm por bastante tempo, mesmo que baixa.

No aroma a cerveja apresenta aroma frutado com toque de pêssego e frutas cristalizadas, leves notas alcoólicas e a percepção do dulçor de malte e candy sugar.

Ao provarmos vemos que a Bons Voeux é uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação, enquanto que no paladar o inicío se apresenta adocicado com percepção de malte e candy sugar discreto, sendo seguido pelas notas cítricas de pêssego, laranja cristalizada e um leve toque adstringente.

Já o aftertaste tem a presença do dulçor desaparece e o espaço é tomado por notas cítricas e adstringentes com toque de condimentos que remetem a noz moscada e pimenta preta.

A Bons Voeux é uma cerveja com aroma e paladar surpreendem por brincar com as percepções, se iniciando com notas doces e cítricas e finalizando com notas condimentadas e adstringentes.

Para a harmonização vamos manter a aura de comemoração na qual esta cerveja foi desenvolvida e levar em conta os vários sabores que a Bons Voeux nos apresenta.

Por conta disso eu proponho atum com crosta de limão e pimenta, opcionalmente acompanhado de nhoque com molho de tomate e manjericão.

O atum é um peixe com sabor equilibrado para esta cerveja e a crosta de limão e pimenta é favorecer a semelhança com as notas cítricas e condimentadas da Bons Voeus e realçar ainda mais o sabor do peixe.

Postas de atum com crosta de limão e pimenta e nhoque com molho de tomate e manjericão

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Bons Voeux

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Vale a pena, a Bons Voeux esta dentre as Saison que me surpreender…. normalmente eu vejo as cervejas deste estilo como cervejas com pouco a acrescentar… medianas…

      Mas esta de fato surpreende e nem é por trazer grandes novidades, mas por conseguir executar o estilo com maestria.
      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Acho que vc deveria ter uma 2a coluna aqui no site ensinando a fazer essas receitas, essa mesmo parece muito boa. E acho também que vou começar a te usar como referência sobre o que cozinhar de diferente no fim de semana, porque muitas vezes fico sem inspiração.
    Esse atum vc comprou fresco na peixaria, ou é uma daquelas postas enlatadas?
    Tomei essa cerveja em 2013 e dei 4 estrelas pra ela. Não me arrisquei a fazer uma análise, pois na época eu nem sabia como fazer hehe Deve ter sido minha primeira Saison.
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      As vezes eu penso em dar destaque para estes preparos…. mas não tenho estrutura para isso ainda… rsrs
      Quem sabe mais para frente coloco um passo a passo ou um video.

      Este atum eu comprei a peça fresca, temperei e coloquei inteiro na frigideira bem quente com um fio de azeite. Eu gosto de deixar a parte de fora crocante, mas o meio ainda vermelho.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.