Boa Cerveja-Feira…. com Biologique

By | 7 de agosto de 2015

Esta semana vamos visitar uma cerveja feita por uma empresa familiar e que trabalha de forma bem particular, a Biologique.

A Biologique é produzida pela La Brasserie Dupont, uma cervejaria belga que por tradição trabalha com cervejas com fermentação na garrafa, e que desde 1990 trabalha com produtos orgânicos.

Porem a história da cervejaria remonta 1920, quando Louis Dupont estava decidido a sair do pais e comprar uma fazendo no Canadá porem seu pai, na intenção de convencê-lo a permanecer na Bélgica comprou para ele uma cervejaria. Este é um exemplo de um pai que sabe direcionar o filho.

A cervejaria hoje continua na mão da família, sendo gerida pela 4ª geração dos Dupont, e mesmo tendo a produção passando de 4.000 hectolitros em 1986 para mais de 20.000 hectolitros em 2014 a cervejaria mantem os mesmos processos artesanais que sempre garantiram a qualidade e o renome da Dupont.

Biologique

Dad2015.08.07 Biologiqueos Técnicos:

Cerveja: Biologique
Estilo: Saison
Teor: 5,5%
País de origem: Belgica
Embalagem: 250 ml

Ao termos a Biologique no copo vemos um liquido amarelo palha, levemente turvo e com uma espuma de bolhas pequenas que se forma em boa quantidade e se mantém por um bom tempo no copo.

Ao sentirmos o aroma encontramos malte em primeiro plano, notas levemente ácidas, frutas brancas como maça e uva branca e ao final temos suaves notas florais.

Ao bebermos temos um líquido leve e bastante carbonatado, enquanto que no sabor o malte se mantém presente trazendo a percepção de cereal sendo acompanhado pelas notas frutadas de maça, porem é no aftertaste que temos uma surpresa. As notas ácidas surgem muito presentes no retrogosto e são acompanhadas por um leve azedo que é equilibrado pela presença em segundo plano das notas frutadas de maça e uva.

A Biologique é uma cerveja bastante leve e refrescante que apresenta um final ácido, azedo e frutado que surpreende.

Para a harmonização vamos buscar um contraste e sair do meio comum.

Proponho para a Biologique uma harmonização com mousse de chocolate branco. O dulçor do mousse será contrastado pelo final ácido e a carbonatação da cerveja fará o papel de limpar o paladar da untuosidade da sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Biologique

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Bons Voeux - Beercast Brasil

  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Demorei mas voltei hehe
    Ainda não provei a Biologique, só outra da Dupont, mas não lembro o nome, só lembro que era muito boa.
    Bem curiosa essa história da cervejaria e que pai esse, hein!
    Essa harmonização deve ficar muito boa, a mistura do doce com o azedo, como num mousse de limão, me agrada demais.
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      E pensar que esta cervejaria nem poderia ter existido se o jovem Dupont resolvesse mesmo ir para o Canada… ou talvez tivessemos mais uma boa cervejaria canadense.

      A harmonização de sobremesas ácidas com doce ficam boas, um mousse de limão tambem funciona bem, a acidez será bem destacada, mas com o dulçor para cortar.

      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Isso sim é um exemplo de pai. rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.