Boa Cerveja-Feira…. com Bierland Bruxa

By | 18 de abril de 2014

Hoje vamos falar de uma edição especial da bierland feita com base na receita da cerveja vencedora do “I Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland”.

O vencedor do concurso, Ronaldo Dutra Ferreira, deu este nome a cerveja para realizar uma referência a Bruxelas, devido ao estilo da cerveja, e para prestar uma homenagem a Franklin Cascaes, que foi um estudioso da cultura açoriana e deixou um vasto conjunto de obras e documentos sobre as lendas e folclores açorianos a respeito das bruxas.

Feitas as apresentações, vamos à cerveja.

Bierland Bruxa

2014.04.14 Bierland BruxaDados Técnicos:

Cerveja: Bierland Bruxa
Estilo: Belgian Blond Ale
Teor: 7,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml vidro

Assim que servimos a cerveja nos deparamos com uma espuma branca de ótima formação coroando um liquido amarelo e cristalino.

No aroma já temos as primeiras pistas do motivo desta cerveja ter ganhado o primeiro lugar em um concurso. Um aroma complexo, como esperado para uma Blond Ale Belga, trazendo notas de frutas amarelas e abacaxi, acompanhado por notas de biscoito trazidas pelo malte e uma suave nota alcoólica.

No paladar confirmamos o cuidado na confecção desta cerveja quando encontramos uma complexidade de sensações. As notas de malte abrem o paladar com a percepção de biscoito, que logo é complementada pelas notas frutadas que trazem abacaxi, damasco e uvas brancas compondo a experiência.

Ao final encontramos um retrogosto levemente frutado, seco e com notas de condimentadas, o álcool que sentimos no aroma surge somente agora como uma agradável sensação de aquecimento, mostrando que a inserção foi muito bem realizada.

Ao final temos uma cerveja complexa, de corpo médio, mas com boa carbonatação, com notas de frutas amarelas e brancas, malte e final seco, frutado e condimentado que traz uma leve sensação de aquecimento.

Quando pensamos em harmonização, as Blond Ales Belgas são praticamente um coringa, que harmonizam com uma ampla gama de alimentos.

Para este caso, eu vou sugerir um risoto de alcachofra, para complementar o sabor mais herbáceo dos fundos de alcachofra com o frutado da cerveja e para usar o álcool da cerveja para “limpar” o paladar da cremosidade do risoto.

Prost!

Fabrizio Guzzon

8 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Bierland Bruxa

  1. Hugo Soares

    Experimentei essa a algum tempo, achei sensacional. Senti mto o abacaxi e damasco… Minha harmonização foi um churrasco de costela sensacional tbm… Kkkkkkk
    Essa vale cada centavo investido

    Reply
    1. Guzzon

      Hugo, um churrasco de costela não deve ficar ruim não…. a carne tem sabor marcante e é gordurosa, e a cerveja alcoólica o suficiente para limpar essa gordura… se o frutado combinar com o sabor da carne, deve ficar muito bom.

      Reply
  2. Lucas Zurwellen

    Hm a harmonização dessa vez me fez salivar! Alcachofras que são a especialidade da região de São Roque e que posso ir ai pegar bem fresquinhas rs.

    Realmente estou curioso para tomar a nova safra da Bierland, essa já estava na lista mas ainda não achei pra comprar.

    Assim que conseguir não vou hesitar em experimentar!

    Reply
    1. Guzzon

      Tenho que valorizar a culinária local… rsrsrs
      E eu também gosto muito de pratos com alcachofras, e ela é um alimento coringa também que pode ser usado para acompanhar vários tipos de cervejas dependendo de como você prepara.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*