Boa Cerveja-Feira…. com Belgian Session

Esta semana vamos começar uma pequena série especial sobre um fabricante em especifico, e vamos começar com a Belgian Session.

A cerca de dois anos atrás fiz uma série de colunas sobre cervejas da Samuel Adams, falando sobre as cervejas sazonais de inverno deles, e agora vamos falar sobre as cervejas sazonais de verão da Samuel Adams.

A cerveja desta semana é a Belgian Session, uma versão das cervejas belgas com um toque da escola norte-americana. E não se deixe enganar pelo Session no nome, ela não se trata de uma cerveja sem personalidade.

Belgian Session

2016.05.06 Belgian SessionDados Técnicos:

Cerveja: Belgian Session
Estilo: Belgian Pale Ale
Teor: 4,3%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,5

Ao servirmos vemos que se trata de uma cerveja dourada intensa, cristalina e com espuma branca e com duração baixa.

No aroma notamos o malte, caramelo, frutas secas como damasco e laranja caramelizada, toques adocicados de açúcar mascavo e suave percepção de cana de açúcar.

Ao provarmos vemos que a Belgion Session é uma cerveja de corpo médio e boa carbonatação, enquanto que no paladar encontramos notas de malte, caramelo, toffe, dasmasco, citricidade de doce de laranja com um amargor equilibrado entre o herbal e o cítrico.

No aftertaste os toques cítricos são mantidos trazendo uma suave adstringência de casca de laranja com final seco e levemente condimentado que remete a pimenta síria.

A Belgian Session é uma cerveja com aromas marcantes de frutas amarelas e malte caramelo, trazendo um toque cítrico que nos faz lembrar as cervejas norte-americanas, e com final seco e levemente condimentado.

Para uma cerveja como a Belgian Session vamos buscar uma harmonização que aproveite as notas frutadas e cítricas.

Eu proponho a harmonização com tender acompanhado de calda reduzida de vinho branco. Vamos deixar o sabor mais salgado do tender contrastar com as notas adocicadas da cerveja enquanto deixamos a calda de vinho branco fazer a ponte com as notas mais cítricas e frutadas e destacando a suave adstringência que encontramos na cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon