Boa Cerveja-Feira…. com Batemans Vintage Ale

Por | 28 de novembro de 2014

Esta semana iremos buscar nossa cerveja na terra do Big Ben e vamos trazer uma Barley Wine com tudo que o estilo deve ter, a Batemans Vintage Ale.

A Batemans é uma das cervejarias tradicionais da Inglaterra, fundada em 1854 e na ativa sem interrupções até hoje. Desde sua fundação a cervejaria segue um ótimo lema “Ales boas e honestas” (Good Honest Ales), e de fato ela só mantém cervejas assim em suas linhas.

2014.11.28 Batemans Vintage Ale moinho

Moinho da Batemans

Até hoje a cervejaria mantém o moinho que foi o local da primeira linha de produção como seu e o utiliza como o local do centro de visitação onde o publico tem um dia de contato com as cervejas, jogos e competições que visam manter qualquer visitante ocupado e entretido, tanto que o centro de visitação é conhecido por “Fun Food and Froth”, ou em uma tradução livre, “Diversão, comida e espuma” esta última em obvia referência as cervejas.

A batemans sempre marcou sua linha com as cervejas envelhecidas, e a Batemans Vintage Ale é uma referência neste estilo, a receita usada foi uma receita de Barley Wine com mais 30 anos, a cerveja produzida com esta receita ainda foi combinada com um lote que se encontrava armazenado a mais de 30 anos e foi descoberto em 2007 e após isso o líquido ainda foi deixado maturando em barris de carvalho. Com este processo de produção e os precedentes da cervejaria, a Batemans Vintage Ale tem potencial para ser uma das referências em Barley Wine inglesa.

Batemans Vintage Ale

2014.11.28 Batemans Vintage AleDados Técnicos:

Cerveja: Batemans Vintage Ale
Estilo: Barley Wine
Teor: 7,5 %
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 500 ml

Ao servirmos encontramos um líquido castanho, turvo e com espuma branca com descida rápida, porem mantendo uma fina camada sobre a cerveja por um bom tempo.

No aroma encontramos malte, caramelo, frutas escuras como ameixas e passas, notas vinificadas e amadeiradas, e em segundo plano de forma discreta, leves notas florais.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de rescência média baixa e corpo médio alto, no sabor temos novamente o malte em primeiro plano acompanhado das notas de frutas secas como ameixa, as notas amadeiradas também são perceptíveis e são acompanhadas de um amargor mediano muito bem pontuado.

No aftertaste as notas de frutas secas são acompanhadas de um leve aquecimento causado pelo álcool, que não interfere no paladar, e o final se mantêm amargo, com notas vinificadas e amadeiradas e final seco.

Esta é uma cerveja complexa, que traz notas de frutas secas acompanhadas pelas notas de vinho e madeira, com álcool pouco perceptível no paladar mas que traz aquecimento e final seco e levemente amargo.

Para harmonizar vamos usar um contraste simples, e bastante interessante para a maioria das barley wines, uma trufa de chocolate ao leite.

Apesar de parecer simples é uma das harmonizações que mais me agrada, pois quando o recheio de ganache da trufa e a cerveja se juntam no paladar, temos a impressão de estar com um bombom de licor na boca. As notas mais adocicadas do ganache fazem as notas vinificadas ganharem ainda mais força e as notas amadeiradas e de frutas secas não deixam a trufa se sobrepor a cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Batemans Vintage Ale

  1. Vinicius Rodrigues

    sempre legal demais a descrição, dá pra sentir o aroma e sabor.

    E a harmonização parece sensacional também.
    Excelente Guzzon, Parabéns.

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Valeu Vini!
      Essas cervejas com mais complexidade são gostosas de descrever por que fica um pouco mais fácil achar as referências dos aromas e sabores. Por outro lado, quando pegamos uma Lager que puxa mais para a materia prima temos que ficar mais tempo no jogo de sentir os aromas, oque também é bem interessante.
      Vai estar no Butantã Food park no dia 06?
      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Cara, fiquei muito curioso em experimentar essa cerveja, ainda mais pela história toda envolvida.
    Nunca reparei ela pra vender nas lojas online. Onde vc conseguiu/tomou ela?
    Abraço

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      Essa eu consegui a algum tempo atrás… comprei algumas garrafas via um contato que eu tenho do Clubeer. Não sei se eles tem em estoque ainda… mas vale dar uma olhada.
      E a breja me surpreendeu.. bastante complexa e muito boa.
      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,
      Perder um lote por 30 anos, e achar depois deve ser como ganhar na lotomania.. rsrsrs
      Ainda bem que esta cerveja trás um pouco do que é esse lote amadurecido por 30 anos.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*