Boa Cerveja-Feira…. com Baden 15 anos

Por | 23 de janeiro de 2015

Esta semana iremos debutar uma cerveja nacional, a Baden 15 anos.

Nesta cerveja temos duas curiosidades, a primeira é o estilo, a inusitada opção de criar uma Helles Bock trás algumas dúvidas para quem não tem o costume de ler a coluna do Lucas, helles em alemão significa brilhante, então estamos falando que uma cerveja que tem a maioria das características de uma Bock, porém com coloração brilhante.

A segunda curiosidade é que a cerveja foi feita com uma produção de lúpulo nacional, cultivado em São Bento do Sapucaí (SP), uma das poucas culturas de lúpulo no Brasil que deram resultado, e ainda assim sem querer. O responsável acreditando que o cultivo não havia vingado optou por descartar as mudas e para sua surpresa meses depois o lúpulo havia se desenvolvido na área onde havia sido descartado.

Baden 15 anos

2015.01.23 Baden 15 anosDados Técnicos:

Cerveja: Baden 15 anos
Estilo: Helles Bock
Teor: 6,7 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml

Ao servirmos encontramos um líquido dourado, cristalino com espuma branca de boa formação e consistência.

Quando sentimos seu aroma encontramos notas de malte, biscoito, caramelo, notas alcoólicas bastante discretas e notas florais e frutadas oriundas do lúpulo, as notas frutadas remetem a frutas amarelas, trazendo a lembrança de pêssegos.

Ao provarmos encontramos um líquido de corpo médio e boa carbonatação, e no sabor o malte ganha destaque trazendo notas de grãos e caramelo, em segundo plano as notas frutadas de pêssegos e ameixa surgem juntamente com o amargor médio baixo, porem muito bem inserido.

No aftertaste as notas de amargor perdem um pouco de sua importância para as notas de malte e biscoitos, assim como a leve nota frutada que se mantêm presente até após bebermos a Baden 15 anos.

Uma cerveja equilibrada que se destaca pela harmonia entre as notas frutadas e as notas ainda mais evidentes de malte.

Para harmonizar este prato vamos buscar mesclar tanto o estilo alemão da cerveja quanto o detalhe do lúpulo nacional.

Minha sugestão é harmonizar este prato com lombo suíno grelhado acompanhado de geléia de pimenta. As notas de frutas amarelas irão harmonização com a carne suína enquanto que as notas de malte irão trazer leve ardência da geléia para o equilíbrio da harmonização.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Baden 15 anos

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,

      Eu curti tbm, esta bem aderente ao estilo. Pena que não entrou para linha regular.
      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon, tudo certo?
    Tomei essa cerveja no final do ano passado mas não fiquei muito impressionado. Talvez devesse provar novamente, mas pelo fato de anunciarem o lúpulo brasileiro, achei que ele quase não aparece, até mesmo pelo estilo, o que decepciona um pouco.
    Não sei se pela característica do lúpulo usado, se pela quantidade que eles tinham, mas eu teria feito uma escolha por um estilo mais lupulado, pra que pudéssemos sentir realmente a estrela da cerveja.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      É uma boa cerveja, representa bem o estilo e o lúpulo nacional usado na minha opinião foi só para temperar… acredito que a quantidade disponível não era suficiente para manter sozinha toda a produção, então usaram no dry hopping para dar um toque mais cítrico no aroma.
      Acho que se tivessem mais lúpulo esse cítrico seria mais evidente e ai sim poderíamos falar que o lúpulo nacional marcou presença na cerveja.
      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,
      Na verdade não, ele foi usado somente na etapa de maturação para agregar nos aromas da cerveja.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*