Boa Cerveja-Feira…. com Bacchus Flemish Old Brown

By | 22 de agosto de 2014
2014.08.22 Bacchus Castle

Castelo Ingelmunster

Esta semana iremos conhecer um exemplar complexo da escola belga, uma das ramificações dos estilos de Flanders, a Old Bruin.

Esta cerveja em especifico é produzida pela Castle Brewery Van Honsebrouck, uma cervejaria fundada em 1811 e que já acumula mais de dois séculos de experiência, e como veremos, a experiência conta na hora de se fazer cerveja.

E vale ressaltar que o fato da cervejaria ter comprado um castelo para fazer suas cervejas, receber os visitantes e poder lhes dar uma experiência completa de cerveja harmonizada com pratos da alta gastronomia demonstra que esta família não ficou parada no passado

Bacchus Flemish Old Brown

2014.08.22 Bacchus Flemish Old BrownDados Técnicos:

Cerveja: Bacchus Flemish Old Brown
Estilo: Flanders Oud Bruin
Teor: 4,5%
País de origem: Bégica
Embalagem: 330 ml

Ao servir encontramos um liquido marrom levemente turvo com uma espuma de boa formação.

No aroma encontramos uma variedade de aromas, notas florais, frutas vermelhas como cerejas que trazem junto consigo uma leve acidez, notas vinificadas, as notas de malte mais puxadas para o caramelo e ao fundo notas rústicas e de couro.

Ao provar encontramos uma cerveja leve com uma boa carbonatação, e o sabor nos remete as mesmas notas de frutas vermelhas do aroma, porem agora com a presença da acidez, criando notas agridoces no paladar, mas ainda encontramos notas amadeiradas de vinho, o malte continua presente misturado as notas adocicadas das frutas vermelhas, o amargor é baixo e por vezes suplantado pelas outras notas da cerveja.

Ao final do gole temos o retorno das notas agridoces, lembrando levemente vinagre balsâmico, cerejas e as notas rústicas e animalescas ganham mais presença, chegando a um final levemente acido e seco.

Esta é uma cerveja complexa, com notas agridoces e rústicas em destaque, mas ainda equilibradas pelas notas de malte, porem, ainda assim leve e refrescante.

Para esta cerveja, com tantas notas complexas, vou buscar uma harmonização com menos elementos, mas que busquem intensificar a experiência. Para este caso vou indicar um founde de queijo Gruyère.

O queijo gruyère apresenta notas frutadas que irão completar as notas frutadas da cerveja, porem ele trás em um segundo momento notas de nozes que serão a nossa ponte para as notas de malte e notas vinificadas, enquanto que a carbonatação da cerveja irá garantir que a gordura do queijo não impregne o paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Bacchus Flemish Old Brown

  1. Luquita

    Cara essa cerveja é muito boa e tem um custo excelente tb. Um sonho é ir nas cervejarias belgas, uma mais interessante que a outra!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Lucas, essa é uma breja com um custo benefício muito bom, nem se tem oque falar da qualidade, é fantástica!
      Passei este final de semana com um belga alojado na minha casa, nem preciso dizer a inveja que senti quando ele contou como é ir nos monastérios trapistas pegar cerveja..
      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Daniel Córdova

    Caaaara, visitar esse castelo deve ser uma experiência única!
    Me arrependo tanto de não ter aproveitado meu intercâmbio. Morei 6 meses na Bélgica (em Gent), mas na época não bebia. Só tomei uma Tripel Karmeliet lá e mais nada.
    Pelo menos comi bastante chocolate bom hehe
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Daniel, eu imagino que o turismo cervejeiro para quem vai para Alemanha e Bélgica deve ser um prato cheio… monastérios, castelos, cervejarias… deve ter muita coisa legal para visitar
      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Vinicius Rodrigues

    Boa harmonização Guzzon.

    Ainda preciso tomar uma Bacchus.
    Todas as cervejas deles tem essa característica frutada?

    Abraço.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Vinicius,
      Eles tem um portifólio até que grandinho, mas todas as Bacchus tem as notas frutadas, mas eles tem também algumas Bitters que são bem menos frutadas.
      Esta em especial me agradou bastante, pois quando comprei não vi oque era, comprei junto com várias outras garrafas, só vi com um pouco mais de calma em casa do que se tratava.
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*