Boa Cerveja-Feira…. com Axe Edge

By | 18 de setembro de 2015

Esta semana vamos tratar de uma IPA que trás uma machadada de aroma e sabor, a Axe Edge

A Axe Edge é produzida pela Buxton Brewwery, uma cervejaria inglesa localizada em Buxton que tem anexo à cervejaria um bar/restaurante chamado Buxton Tap House, e seguindo a linha das opções de brewpubs e bares com cervejarias anexas citadas pelo Bruno esta semana vemos que a Buxton optou por um restaurante anexo à cervejaria, fornecendo mais de doze rótulos “on tap” além de pratos que vão desde carnes defumadas, que é a especialidade da casa, até pratos vegetarianos.

Uma curiosidade é que mesmo sendo uma IPA inglesa ela busca o uso lúpulos americanos como Amarillo e Citra e o Neozelandês Nelson Salvin.

Axe Edge

Dados Técnicos:

2015.09.18 Axe EdgeCerveja: Axe Edge
Estilo: India Pale Ale
Teor: 6,8%
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 330 ml

Quando servimos a Axe Edge encontramos uma cerveja com coloração entre dourado intenso e ouro velho, límpida e com espuma de boa formação.

No aroma o lúpulo se destaca trazendo notas equilibradas de cítrico e terroso, lembrando maracujá, grapefruit e notas terrosas típicas de lúpulos ingleses.

Quando provamos a Axe Edge temos um líquido de corpo médio baixo e média carbonatação, enquanto que no paladar o inicio é pautado pelo malte com notas que remetem ao dulçor, porem logo a lúpulo surge trazendo notas de maracujá e casca de grapefruit acompanhado de um amargor mediano e bem pontuado.

O aftertaste mantém o amargor em destaque acompanhado pelas notas dos lúpulos usados, trazendo tanto notas cítricas quanto terrosas.

A Axe Edge é uma cerveja saborosa, amarga e refrescante, que apresenta um equilíbrio no uso dos lúpulos que se completam no aroma e paladar.

Na harmonização vamos buscar destacar as notas de lúpulo e a refrescancia da cerveja.

Para isso eu proponho mini hambúrguer de pepperoni com cheddar, buscamos com isso usar a picância do pepperoni para destacar o amargor e deixamos as notas cítricas acompanharem e destacarem o hambúrguer.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Axe Edge

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Acho que essa é a segunda da Buxton que provei, a outra tbm era uma pale ale… boa tbm.
      Vou dar mais uma procurada nas cervejas desta cervejaria, agora que minha geladeira esta mais vazia.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Essa cerveja já provei, mas faz um tempinho, não lembro mais o que achei.
    Esse hambúrguer de pepperoni que vc falou, é carne e peperoni em rodela separado, ou pepperoni moído mesmo misturado na carne?
    Outro dia diz um burguer de carne + linguiça Blumenau. Ficou animal, o melhor até hoje.
    Que fome!!!
    Abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      A cerveja é bacana, uma IPA que vale a pena, dei 4 tampinhas no untapp…

      E esse hamburguer é um petisco de um bar aqui em São Roque, é uma porção com 6 mini hamburgueres e o peperonni vem separada, algumas rodelas junto com o hamburguer e cheddar.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*