Boa Cerveja-Feira…. com Aphrodisiaque

Por | 14 de novembro de 2014

Aproveitando o Stout Day que ocorreu no dia 06 deste mês, iremos falar de uma stout canadense que me surpreendeu, a Aphrodisiaque.

Esta cerveja é produzida pela Brasserie Dieu du Ciel,  que traduzi de maneira livre como Cervejaria Deus do Céu, que existe desde 1998 e é localizada em Saint-Jerôme, Quebec. Apesar de ser uma cervejaria relativamente nova, ela tem uma quantidade razoável de rótulos e um brewpub muito bem conceituado e a melhor parte é que suas cervejas são reconhecidas pela qualidade e inovação nas receitas, desde Imperial Stouts com adição de café até cervejas de trigo com adição de flores de hibisco. Todas estas inovações não passaram despercebidas no cenário cervejeiro e até mesmo a Brewdog elogiou e indicou a Dieu du Ciel em seu site.

A Aphrodisiaque é uma American Stout com adição de baunilha e cacau e com um rotulo sedutor, tanto que é conhecida também como Aphrodite.

Aphrodisiaque

Dados Técnicos:

2014.11.14 AphrodisiaqueCerveja: Aphrodisiaque
Estilo: American Stout
Teor: 6,5%
País de origem: Canadá
Embalagem: 341 ml

Nesta cerveja temos um liquido absolutamente negro com uma espuma marrom cremosa e consistente.

O aroma é marcante com as notas de baunilha, chocolate amargo, cacau e um leve licoroso, e em segundo plano temos as notas de torrefação e café surgindo mais discretas.

Ao provarmos encontramos um líquido de corpo médio alto e média carbonatação, e vemos que o dulçor que o aroma indicava não se reflete no sabor, as notas de chocolate amargo, cacau e café se misturam sem perder suas identidades e de maneira harmoniosa, em segundo plano o amargor da torrefação surge de maneira discreta dando o contraponto.

No aftertaste as notas de chocolate e baunilha ressurgem no inicio, mas vão dando espaço para as notas de café e cacau, mas sem extremismo e fechando com um leve aquecimento e uma sensação licorosa e aveludada na língua.

Esta é uma cerveja saborosa, marcante e aveludada, onde todas as notas presentes de chocolate, baunilha, café, cacau e licor coexistem em um equilíbrio impar.

Para harmonizar vamos usar este equilíbrio entre as notas de cacau, chocolate e café, portanto sugiro um cheesecake de frutas vermelhas.

As notas de chocolate e cacau farão um bom conjunto com as frutas vermelhas, enquanto que as notas de café e torrefação irão quebrar o dulçor da sobremesa e deixamos que a o final licoroso e aquecido da Aphrosisiaque limpe o paladar da cremosidade deixada pelo cheesecake.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Aphrodisiaque

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Rigor Mortis Abt - Beercast Brasil

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Luquita, essa cervejaria me surpreendeu mesmo… tanto a Aphrodisiaque quanto a Penombre que bebi no encontro. Agora vou dar um pulo no La Maison no feriado para provar os outros rotulos que eles tem da “Deus do Céu”… rsrs
      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Anselmo, pensei a mesma coisa quando vi o nome da cervejaria… aqui faria sucesso.
      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Que bela stout hein, Guzzon!
    Onde você comprou ela? Não conhecia essa cervejaria.
    E viva às stouts!
    Abraço

    Ps: pede um copo pint de presente de natal aí pra patroa hahaha

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      Comprei no La Maison de la Bierre, em São Roque mesmo. Passei lá e falei para me indicarem um stout diferente, de indicaram essa e mandaram bem…. e neste fds eu tomei a Penonbre deles, uma “black ipa”, tambem muito boa.
      E vou comprar um copo da Baden Stout para garantir a degustação adequada… rsrs
      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*