Boa Cerveja-Feira…. com Achel 8º Blond

Esta semana iremos falar pela primeira vez de uma trapista nesta coluna, e escolhi a Achel como a trapista inaugural.

2015.01.30 Achel Monastério

Vista do monastério

O Sint-Benedictusabdij De Achelse Kluis, ou simplesmente Achel Brewery, é um dos dez mosteiros trapistas que existem e faz parte dos seis presentes na Bélgica.

Mas o fato de ser um mosteiro não significa que a história da Achel Brewery foi tranqüila. Fundada em 1648 como uma capela e promovido a monastério em 1686 a estrutura foi destruída na revolução francesa. Porem em 1844 o monastério foi reconstruído pelos monges de Westmalle e começou a produzir cerveja em 1852, porem somente em 1871 ele se tornou um monastério trapista.

Durante a primeira guerra mundial os monges deixaram o monastério devido a ocupação alemã, e em 1917 os alemães desmantelaram o monastério retirando mais de meia tonelada de cobre.

Somente em 1998 os monges decidiram por retornar a produzir cerveja, sorte a nossa.

Achel 8º Blond

Dados Técnicos:

Cerveja: Achel 8º Blond
Estilo: Belgian Strong Pale Ale
Teor: 8,0 %
País de origem: Belgica
Embalagem: 300 ml

Ao servimos encontramos uma cerveja amarela levemente turva, com espuma branca de boa formação e estabilidade.

No aroma percebemos inicialmente o malte adocicado mas logo temos a presença de notas de frutas amarelas como damasco e pêra presentes em nosso olfato.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo alto e média carbonatação, e no sabor o malte e as frutas amarelas se destacam com notas de damasco e pêra e aqui encontramos notas alcoólicas complementando a percepção do sabor e trazendo aquecimento.

No aftertaste o malte ganha mais destaque trazendo um leve dulçor acompanhado pelas notas frutadas, agora mais discretas e o final se forma aquecido e alcoólico.

A Achel 8º Blond é uma cerveja encorpada com notas de malte e frutas amarelas em destaque tanto no olfato quanto no sabor, seu final adocicado e alcoólico mantêm o sabor da cerveja por algum tempo, nos deixando apreciar as notas da cerveja.

E como estamos na ultima semana do mês, aproveitei para preparar a harmonização proposta e apresentar para vocês, vamos ver se consigo manter isso regularmente na última semana.

Para harmonizar vamos destacar as notas maltadas e frutadas da cerveja, mas como a Achel 8º Blond é uma cerveja encorpada vamos usar um prato que possa ter a mesma força.

Proponho um filé mignon grelhado com crosta de parmesão, o filé tem suculência que queremos para aproveitar as notas frutadas da cerveja, mas a melhor parte é o contraste das notas maltadas da cerveja com o sabor mais salgado do parmesão.

Filé mignon grelhado com crosta de parmesão

Filé mignon grelhado com crosta de parmesão

Prost!

Fabrizio Guzzon