Boa Cerveja-Feira…. com 90 Minute

Esta semana vamos mover o ponteiro mais um pouco para chegar até os 90 minute.

Uma das maneiras que a Dogfish Head e seu fundador Sam Calagione para influenciar o mundo cervejeiro, expondo a cultura cervejeira e a cultura da cervejaria foi o programa de TV “Brew Masters”.

O programa durou somente uma temporada com 5 episódios regulares que foram lançados em 2010 e um episódio extra que estava gravado e somente foi lançado em 2012.

E vendo esta série (que pode ser vista ainda hoje aqui no Brasil pelo canal pago TLC) podemos entender todo o espírito inovador do time da Dogfish Head, fazendo cervejas com base em milho mastigado (ep 2 “Chicha”) ou criar uma cerveja com base no entendimento das receitas do antigo egito, com direito a coleta de leveduras selvagens da região (ep  5 “Ancient Ale”).

E graças a iniciativas como esta que vemos o surgimento de outros programas como o Brewdogs em 2013 e o Cervejantes no Brasil em 2015.

90 minute

Dados Técnicos:

Cerveja: 90 Minute
Estilo: Imperial IPA
Teor: 9,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,5

A 90 minute é uma cerveja dourada, cristalina e com espuma de boa formação e bastante persistente.

No aroma temos maracujá, casca de laranja, um leve toque resinoso e suave percepção alcoólica. Em segundo plano temos notas de malte que surgem de maneira discreta.

A cerveja tem corpo médio alto e média carbonatação, enquanto que no paladar encontramos um sabor cítrico com percepção de maracujá, grapefruit e laranja lima acompanhada por um toque resinoso. Em segundo plano encontramos as notas de malte e uma leve percepção licorosa juntamente com o amargor crescente.

No aftertaste o amargor cítrico é marcante e persistente sendo acompanhado pela sensação de aquecimento ao final.

A 90 minute é uma cerveja bastante aromática e saborosa, infelizmente a garrafa que provei não estava tão fresca e imagino que com isso tenha perdido parte do frescor do aroma de lúpulo desta cerveja, mas ainda assim ela impressiona.

Para a harmonização vamos novamente colocar em foco a idéia de descontração da cervejaria e trazer uma proposta de prato mais informal, mas que tenha força para não ser apagado pela cerveja.

Eu proponho um lanche de miolo de alcatra com gorgonzola. Vamos destacar os sabores da carne e do queijo usando a citricidade da cerveja enquanto cortamos a untuosidade e o salgado do gorgonzola com o teor alcoólico e as notas de malte.

Prost!

Fabrizio Guzzon