Boa Cerveja-Feira…. com 3 Monts

By | 2 de outubro de 2015

Esta semana vamos buscar na terra dos vinhos e champanhes uma cerveja que também poderia ficar em uma adega, a 3 Monts.

A 3 monts é uma cerveja produzida pela francesa Brasserie St Sylvestre, que fica localizada na região nordeste da França, próxima a região belga de Flandres. A cervejaria existe desde aproximadamente 1600, porem seu funcionamento não foi continuo desde sua inauguração devido a disputas e conflitos que ocorreram na região.

O nome da cerveja é uma referencia a geografia local, indicando os três morros do norte da França, monte Noir do lado belga e monte Cassel  e monte des Cats do lado francês.

Por se tratar de uma Bieré de Garde a 3 Monts pode ser armazenada por mais de um ano antes de ser consumida. No meu caso, não quis esperar tanto tempo, ainda mais sabendo que a cerveja já é maturada por 3 meses antes de ser envasada.

3 Monts

Dados Técnicos:

2015.10.02 3 MontsCerveja: 3 Monts
Estilo: Bieré de Garde
Teor: 8,5%
País de origem: França
Embalagem: 330 ml

Ao servirmos a 3 Monts vemos um líquido amarelo claro, cristalino, com espuma branca, densa e de boa formação.

No aroma encontramos a presença suave do malte, frutas amarelas e um leve condimentado, enquanto que em segundo plano encontramos as notas alcoólicas.

Quando provamos vemos que a 3 Monts é uma cerveja de corpo e carbonatação medianos, enquanto que no paladar encontramos o equilíbrio entre o dulçor do malte e as notas frutadas, um amargor baixo se forma em segundo plano juntamente com notas levemente condimentadas que remetem a pimenta branca.

No aftertaste as notas frutadas surgem de maneira mais proeminente em conjunto com o malte, o amargor é reduzido e as notas condimentadas se mantêm presentes e trazem um final seco.

A 3 Monts é uma cerveja leve para sua graduação alcoólica, com aroma suave e equilibrado e paladar pautado pelas notas de malte e frutas amarelas.

Para a harmonização vamos buscar a inspiração no país de origem da 3 Monts.

Eu sugiro harmonizar com um croissant de catupiry. O croissant é leve para não sobrepor os sabores da cerveja, enquanto que as notas de malte, frutado e condimentos irão realçar o sabor do catupiry. E os 8,5% de teor alcoólico da cerveja irão limpar o paladar da gordura do croissant antes do novo gole.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com 3 Monts

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Ela tem essa aparencia de ser leve mesmo, mas eu acho que aguenta… ela tem seus 8,5% de alcool. E até que lembra um pouco as Biere Brut… que mesmo com corpo medio, tem um alcool mais elevado e se aguenta por um tempo.

      Vamos ver se o Daniel guarda a dele por mais um tempo e nos fala como foi.

      Abç
      Guzzon

      Reply
        1. Daniel Córdova

          Quando a geladeira começa a esvaziar tem que ser forte mesmo hahaha

          Ontem já peguei uma Duvel que estava deixando um tempo esquecida e uma Ithaca que tá mais de 1 ano e meio guardada, mas esta é por um bom motivo.

          Reply
          1. Luquita da Cerveja

            Criei vergonha na cara e to com várias para guardar também. Promo do PdA ajudou nisso, principalmente pq o desconto era na segunda garrafa agora vou beber uma e guardar a outra.

  1. Daniel Córdova

    Dae Guzzon!
    Legal essa história dos 3 montes. Posso dizer que já fui no mont des cats, onde tem o mosteiro trapista, e é um lugar bem bonito.
    Já tomei essa cerveja e gostei dela. A segunda que veio no pacote tá guardada pra tomar daqui um tempo. Essas cervejas de guarda a gente é obrigado a comprar mais de uma e deixar envelhecer né =P
    Que vontade de comer um croissant de chocolate agora!!!
    Abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Eu lembro que você comentou do Des Cats nas sua colunas de viagem, o lugar deve ser muito bacana!
      E as cervejas de guarda sempre atiçam a gente para deixar guardada por mais tempo… estas eu já bebi. Mas tenho uma Imperial Stout a quase dois anos reservado…. acho que vou tomar no começo no ano que vem para fazer uma coluna.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*