Boa Cerveja-Feira…. com 2xIPA

By | 10 de outubro de 2014

Esta semana vamos voltar a falar da Southern Tier, mas desta vez com uma Double IPA, ou como é abreviado por eles no rotulo, a 2xIPA.

Na resenha na semana anterior tínhamos falado de uma American Pale Ale desta cervejaria, e vamos aumentar um pouco os ingredientes. Mais lúpulo, mais álcool e mais corpo e com isso temos a 2xIPA.

2xIPA

2014.10.10 2xIPADados Técnicos:

Cerveja: 2xIPA
Estilo: Double/Imperial India Pale Ale
Teor: 8,2%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Ao servir encontramos um liquido amarelo intenso, chegando ao dourado quando colocado contra a luz, com uma espuma branca de ótima formação.

No aroma encontramos o primeiro sinal do “2x” indicado no rotulo, o lúpulo cítrico é destacado e traz notas de maracujá, grappefruit e de forma mais suave até mesmo limão, o malte com as notas de grãos fica em segundo plano, mas ainda assim presente.

Quando provamos encontramos um líquido de corpo e amargor médio alto, e novamente as notas cítricas são o carro chefe com as notas de grappefruit e limão mais presentes e em conjunto com a carbonatação da cerveja tornam a experiência muito refrescante, o malte no paladar forma somente um pano de fundo, se mantendo bem discreto.

No aftertaste vemos o amargor ganhar intensidade destacando ainda mais as notas cítricas que são acompanhadas por um final limpo e seco que deixa a boca sedenta por um novo gole.

Para harmonizar esta cerveja vamos buscar um prato que traga tanta personalidade quanto a bebida, portanto proponho acompanharmos esta cerveja com uma bruschetta de pepperone com cheddar.

Tanto o pepperone quanto o cheddar são fortes e serão destacados pelas notas cítricas e pelo amargor, enquanto que o teor alcoólico da cerveja irá limpar a gordura de ambos do paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com 2xIPA

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Lucas, a Southrn Tier esta com umas cervejas muito bem cotadas, não só a Creme Brelee que vc citou mas toda a linha “blackwater” deles que tem mais 3 rotulos (Mokah, Warlock e Choklat).
      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Bom, como disse na semana passada, quando tomei essa estava meio injuriado com o HNB que só enviava IPA todo mês.
    Mas é engraçado como nosso paladar evolui. Quando provei essa 2XIPA, estava ainda nos primeiros meses de cervejas especiais e tive uma dificuldade enorme de aguentar a carga de lúpulo dela.
    Curiosamente, ontem tomei a Polimango da Tupiniquim e foi tranquilão de beber, mesmo tendo 9,5% de álcool – mais que a da ST. Só não fiz a comparação de IBU entre as duas.
    Abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Daniel, isso é verdade! Nosso paladar se acostuma com o amargor e as cervejas que antes achavamos “extremamente amargas” a ponto de torcer o nariz, hoje são amargas, mas sabemos reconhecer melhor.
      O único cuidado que precisamos tomar é achar que não existe mais cerveja muito amarga só pq estamos acostumados…. acho que essa variedade de rotulos e marcas nos dão uma gama enorme de cervejas com niveis de amargos, alcool, malte e afins para provarmos.
      E de fato a HNB mandou uma leva de IPA forte um tempo atrás… rsrs… hoje esta mais equilibrado.
      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Anselmo Mendo

    Muito boa cerveja-feira! Bem alcoólica essa, heim Guzzon? Na harmonização eu só trocaria o cheddar porque acho que ele esconde o gosto do peperone.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo
      Sim, a breja é bem alcoólica, mas o citrico e o amargor encobrem a sensação do alcool, se ninguem falar nada não tem como perceber que é tão alcoólica.
      O cheddar é forte mesmo, mas o pepperone entra com uma picância por conta da páprica que o cheddar não tem como encobrir, essa mistura é legal.
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*