Boa Cerveja-Feira #204…. KBS (2016)

By | 26 de Janeiro de 2018

Esta semana vamos descobrir que o café da manhã é a refeição mais importante e pode ser a mais divertida também, com a KBS.

A KBS (Kentucky Breakfast Stout) é produzida pela já conhecida Founders, uma cervejaria que esta na estrada deste 1997, e considerada uma das melhores cervejarias pelo site Ratebeer. E isso não ocorre sem motivo, a cervejaria trabalha com estilos complexos e entrega um produto que de fato surpreende.

A KBS é uma cerveja envelhecida em barris de bourbon por quase um ano para absorver toda a complexidade que eles podem trazer, e em outro momento falamos da Curmudgeon uma Old Ale envelhecida em barris de carvalho.

E pensando melhor, a Founders tem algumas opções de barrel aged que valem a pena serem lembradas e talvez uma sequência de barrel ageds da Founders seja uma boa pedida para a coluna.

KBS

Dados Técnicos:

Cerveja: KBS
Estilo: American Imperial Stout
Teor: 11,9%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,75

Ao servirmos a KBS vemos um líquido complemente negro, brilhante e fechado, a espuma se forma marrom com bolhas muito pequenas, porem fulgaz, mas isso é justificado dado a quantidade de alcool que temos neste cerveja.

Quando partimos para o aroma vemos uma cerveja com forte aroma licoroso com notas de café, chocolate amargo e tosta de malte, em segundo plano encontramos notas amadeiradas e com uma suave percepção de bourbon.

Provando a KBS encontramos uma cerveja de corpo alto, média carbonatação e percepção aveludada, enquanto que no paladar temos a percepção licorosa com notas de café, chocolate amargo e amadeirado presente ao final, em segundo plano notas de tosta de malte e bourbon.

O aftertaste é marcado por uma percepção crescente das notas alcoolicas da cerveja, trazendo percepção licorosa agradável e carregada com notas de café, cacau e bourbon bastante destacado.

A KBS é uma cerveja licorosa, com notas muito presentes de café chocolate amargo e bourbon, trazendo todas as notas oriundas do envelhecimento em barril de bourbon. Porem, a KBS 2015 que já havia provado trazia estas notas de bourbon e envelhecimento ainda mais limpas, e este é o único motivo desta não ser uma cerveja 5 tampinhas.

Para a harmonização, não poderia deixar de usar um dos presentes que vieram na caixa “More Cheers Less Tears” da Beerflakes.

Minha harmonização foi com o Chocotone artesanal com KBS que veio na caixa, o toque de chocolate da cerveja fortalece ainda mais a baunilha e o dulçor torna o licoroso um pouco mais presente juntamente com a percepção do bourbon.

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #204…. KBS (2016)

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira #205....Frootwood | Beercast Brasil

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      Olha… vale a pena provar, e digo que toda a linha de Barrel Aged da Founders vale a pena, a pior deles ainda é boa.
      Eu não vi na embalagem o produtor do chocotone, tinha somente uma indicação de produção artesanal e o selo do Beerflakes, se não foi o Luquita que vez talvez ele saiba quem fez…. rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Agora fiquei encafifado. Não sei se tomei a garrafa de KBS que veio no Beerflakes. Talvez esteja junto com as outras cervejas que tenho pra envelhecer. Tenho que procurar.

    Fui atrás do meu untappd. Bebi a 2017 na pressão aqui na loja Mestre-Cervejeiro.com, dei 4,75 estrelas também.

    Esse chocotone tava sensacional. Comi quase tudo numa pegada só. Deixei um pouco pra Taíse comer no café da manhã hahaha

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      A primeira KBS que provei achei fantástica… foi uma 5 tampinhas, essa esta quase lá… mas ainda assim é uma cerveja deliciosa.

      O chocotone que veio no Beerflakes estava delicioso… foi de uma vez só, dei um pedaço para minha esposa por que ela chegou a tempo… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*