Boa Cerveja-Feira #201…. Gouden Carolus Cuvee van de Keizer Blauw 2017

By | 5 de Janeiro de 2018

Esta semana vamos gastar o teclado escrevendo o nome da cerveja com a Gouden Carolus Cuvee van de Keizer Blauw 2017

Esta cerveja tem como base a receita da Gouden Caroulos Classic, produzida pelo Brouwerij Het Anker, porem a Gouden Carolus Cuvee van de Keizer é produzida especificamente no dia 24 de fevereiro em homenagem ao Imperador do Sacro Imperio Romano-Germânico Carlos V, dado que ele foi criado na região onde hoje temos a cervejaria.

O Imperador Carlos V, também conhecido como o 1º Imperador da Espanha, foi o imperador do império Romano-Germânico  que provavelmente realizou o maior numero de viagens pelo território do seu reino, segundo o próprio ao final de seu reinado realizou 9 viagens à Alemanha, 16 a Espanha, 4 a França, 2 a África, 2 a Inglaterra, 7 a Itália e 10 aos Países Baixos, quase tanto quanto o pessoal do Beercast.

Além da Blauw, uma Belgian Strong Dark Ale, a Het Anker ainda produz a Botanik com raízes e ervas e uma com infusão de whisky, na verdade do whisky puro malte produzida pela própria cervejaria.

Gouden Carolus Cuvee van de Keizer Blauw 2017

Dados Técnicos:

Cerveja: Gouden Carolus Cuvee van de Keizer Blauw 2017
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Teor: 11,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 750 ml
Nota: 4,50

No copo a Gouden Carolus Cuvee van de Keizer Blauw se apresenta praticamente negra com reflexos castanhos e rubi, espuma bege clara bastante persistente e com ótima formação.

O aroma trás notas licorosas com percepção de melaço, ameixa seca, passas e figo. Em segundo plano ainda temos notas de caramelo, mel e um suave toque de candy sugar.

Ao provarmos podemos notas que esta cerveja tem corpo médio alto e carbonatação médio baixa, enquanto que o paladar se apresenta licoroso com notas de ameixa, uva passa e jabuticaba, seguindo para notas de caramelo e mosto e ocupando o segundo plano temos notas de mel e um toque de madeira levemente discreto.

O aftertaste nos trás o dulçor de malte, caramelo e mel, acompanhados por notas de ameixa, frutas escuras secas e figo maduro.

A Gouden Carolus Cuvee van de Keizer Blauw nos apresenta características marcantes, com corpo destacado e notas de frutas secas, mel e madeira. A garrafa que provamos é da safra de 2017, mas esta cerveja permite é de guarda e podemos deixar para provar uma segunda garrafa desta safra para provar daqui alguns anos.

Para a harmonização da Gouden Carolus Cuvee van de Keizer Blauw aproveitei o momento festivo do final do ano e os sabores frutados e licorosos desta cerveja.

Minha propostas é um folhado de frutas vermelhas com mirtilo, morango e framboesa, onde vamos trazer os destaque aos sabor das frutas e ao licoroso da cerveja e quebrar gordura da massa com o teor alcoólico da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #201…. Gouden Carolus Cuvee van de Keizer Blauw 2017

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Cara, essa cerveja foi meu voto de melhor ale estrangeira vendida no brasil na enquete do bob.

    Acho ela sensacional. Existe a versão “rood” também, que possui a faixa vermelha no rótulo e tem teor alcoólico um pouco menor. Inclusive, só a título de informação, Blauw significa azul em flamengo/holandês e Rood vermelho, que são as cores das faixas no rótulo.

    Ganhei de aniversário uma Blauw 2017 e vou exercer muita paciência e força de vontade para abrir só em 2027. Será que consigo?

    Ideia de projeto: comprar 11 garrafas da mesma safra e abrir uma por ano. Se eu tivesse dinheiro…

    E pra fechar, nós fizemos uma degustação ano passado comparando essa cerveja com a St Bernardus Abt 12, a Westvleteren 12 e mais umas que agora não consigo lembrar. Foi um dia legal =D

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Daniel,

      Eu tinha a opção de comprar a Rood tbm, mas acabei não comprando… mas esta no mercado aqui da cidade… o melhor para mim foi o preço… R$60,00 achei muito justo para um mercado do interior.

      Eu queria colocar para envelhecer, mas acabei comprando só uma garrafa…. mas tenho duas outras envelhecendo em casa…. quem sabe uma eu abro no final do ano e a outra em 2020.

      E ter um dia para degustar St Bernardus Abt 12 e a Westvleteren 12, mesmo sem saber a outra, seria um dia legal mesmo que fosse uma segunda… rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
      1. Daniel Córdova

        Achei aqui no untappd:
        Westvleteren 12
        St Bernardus Abt 12
        Rochefort 10
        Chimay (azul)
        Gouden Carolus Cuveé van de Keizer Blauw

        Foi em 21/03/16 e era uma segunda-feira hahaha
        Abraço!

        Reply
        1. Fabrizio Guzzon Post author

          Deixou de ser segunda… seu final de semana foi sabado-domingo-sabado-terça
          Depois destas brejas as definições de semana foram atualizadas

          Abç

          Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*