Boa Cerveja-Feira #198…. 5 AM Saint

Por | 15 de dezembro de 2017

Esta semana vamos acordar cedo para conhecer a 5 AM Saint

Esta cerveja é produzida pela Brewdog, uma cervejaria que praticamente todos que bebem cervejas especiais, principalmente por conta da Hardcore, uma ótima IPA que foi protagonista no Beercast 45 que foi gravada com o Tucano, da Maravilhosa Cozinha de Jack. Aqui na coluna já falamos anteriormente desta cervejaria nas colunas sobre a Elvis Juice e sobre a Nanny State.

Como já falamos sobre a cervejaria nestas colunas, acho que vale a pena falar um pouco mais sobre a ideia da cerveja em si. A base da construção desta cerveja são as Red Ales clássicas, mas como a cervejaria mesmo indica na descrição da cerveja eles querem abrir os olhos os consumidores para que o mercado saia do comum e arrisque mais.

E por este motivo, a 5AM Saint usa o “cinco” não somente no nome… a cerveja tem 5% de ABV, usa cinco maltes diferentes (Extra Pale, Caramalt, Munich, Crystal e Dark Crystal), cinco lúpulos (Cascade, Amarillo, Nelson Sauvin, Simcoe e Centennial) e cinco tipos de água (Agudos, Petrópolis, Ribeirão Preto, Joinville e Campos do Jordão)……. ok, a parte da água foi invenção minha, mas o resto é verdade.

 5 AM Saint

Dados Técnicos:

Cerveja: 5 AM Saint
Estilo: Red Ale
Teor: 5,0%
País de origem: Escócia
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,00

A 5 AM Saint é uma cerveja castanho avermelhada com nuances em caramelo, cristalina e brilhante. A espuma se apresenta em tom bege bastante claro, com boa formação e persistência.

No aroma temos as notas destacadas de malte, caramelo, mel e suave toffe, que logo são acompanhadas pela percepção  levemente cítrica e notas suaves de lúpulo herbal ainda em primeiro plano, já em segundo plano um toque discreto de grama recem cortada que reforço as notas herbais.

Ao provarmos a 5 AM Saint vemos que se trata de uma cerveja de corpo baixo e carbonatação média, enquanto que no paladar a percepção de malte e caramelo é presente no inicio, porem de maneira breve, pois logo dá espaço para o amargor de lúpulo herbal bastante fresco e saboroso. Em segundo plano encontramos notas cítricas bastante discretas que remetem a grapefruit.

No aftertaste temas a percepção herbal em destaque, acompanhada por um amargor residual mediano e persistente e final seco.

A 5 AM Saint é uma cerveja que traz muito da essencia das Red Ales clásssicas, com notas de malte e caramelo, lúpulo e amargor mediano e final seco, mas não abre mão de dar um toque a mais que é a marca registrada da Brewdog.

Para a harmonização não consegui me desvencilhar das notas herbais, que são bastante presentes e frescas.

Minha sugestão é harmonizar esta cerveja com uma massa fresca ao molho pesto, assim salientamos tanto o toque herbal como a percepção de malte.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 comentários para “Boa Cerveja-Feira #198…. 5 AM Saint

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Não sabia dessa história do número 5 da cerveja, bem legal.
    Muito bom as 5 águas hahaha a cerveja de Joinville era conhecida por aí também? Por aqui a lenda é que a Brahma de Lages era a melhor.
    Bebi um gole da 5AM no tap no início do mês e estava bem legal.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Eu peguei esta breja para escrever no susto…. estou sem “estoque” de resenhas…. rsrsrs…. estou fazendo tudo na semana…. e quando pesquisei sobre a breja vi toda essa história de usar o 5 como um ‘signo’ na história da cerveja.

      A um bom tempo atrás…. creio que no milênio passado, quando eu viajava para o Sul todos falavam que tinha que olhar a tampa da garrafa da Antarctica para ver se era feita em Joinville, se fosse de outro lugar era para pedir para trocar, pq a água de Joinville era muito melhor…. rsrsrs…

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*