Boa Cerveja-Feira #198…. 5 AM Saint

By | 15 de dezembro de 2017

Esta semana vamos acordar cedo para conhecer a 5 AM Saint

Esta cerveja é produzida pela Brewdog, uma cervejaria que praticamente todos que bebem cervejas especiais, principalmente por conta da Hardcore, uma ótima IPA que foi protagonista no Beercast 45 que foi gravada com o Tucano, da Maravilhosa Cozinha de Jack. Aqui na coluna já falamos anteriormente desta cervejaria nas colunas sobre a Elvis Juice e sobre a Nanny State.

Como já falamos sobre a cervejaria nestas colunas, acho que vale a pena falar um pouco mais sobre a ideia da cerveja em si. A base da construção desta cerveja são as Red Ales clássicas, mas como a cervejaria mesmo indica na descrição da cerveja eles querem abrir os olhos os consumidores para que o mercado saia do comum e arrisque mais.

E por este motivo, a 5AM Saint usa o “cinco” não somente no nome… a cerveja tem 5% de ABV, usa cinco maltes diferentes (Extra Pale, Caramalt, Munich, Crystal e Dark Crystal), cinco lúpulos (Cascade, Amarillo, Nelson Sauvin, Simcoe e Centennial) e cinco tipos de água (Agudos, Petrópolis, Ribeirão Preto, Joinville e Campos do Jordão)……. ok, a parte da água foi invenção minha, mas o resto é verdade.

 5 AM Saint

Dados Técnicos:

Cerveja: 5 AM Saint
Estilo: Red Ale
Teor: 5,0%
País de origem: Escócia
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,00

A 5 AM Saint é uma cerveja castanho avermelhada com nuances em caramelo, cristalina e brilhante. A espuma se apresenta em tom bege bastante claro, com boa formação e persistência.

No aroma temos as notas destacadas de malte, caramelo, mel e suave toffe, que logo são acompanhadas pela percepção  levemente cítrica e notas suaves de lúpulo herbal ainda em primeiro plano, já em segundo plano um toque discreto de grama recem cortada que reforço as notas herbais.

Ao provarmos a 5 AM Saint vemos que se trata de uma cerveja de corpo baixo e carbonatação média, enquanto que no paladar a percepção de malte e caramelo é presente no inicio, porem de maneira breve, pois logo dá espaço para o amargor de lúpulo herbal bastante fresco e saboroso. Em segundo plano encontramos notas cítricas bastante discretas que remetem a grapefruit.

No aftertaste temas a percepção herbal em destaque, acompanhada por um amargor residual mediano e persistente e final seco.

A 5 AM Saint é uma cerveja que traz muito da essencia das Red Ales clásssicas, com notas de malte e caramelo, lúpulo e amargor mediano e final seco, mas não abre mão de dar um toque a mais que é a marca registrada da Brewdog.

Para a harmonização não consegui me desvencilhar das notas herbais, que são bastante presentes e frescas.

Minha sugestão é harmonizar esta cerveja com uma massa fresca ao molho pesto, assim salientamos tanto o toque herbal como a percepção de malte.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #198…. 5 AM Saint

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Não sabia dessa história do número 5 da cerveja, bem legal.
    Muito bom as 5 águas hahaha a cerveja de Joinville era conhecida por aí também? Por aqui a lenda é que a Brahma de Lages era a melhor.
    Bebi um gole da 5AM no tap no início do mês e estava bem legal.
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Eu peguei esta breja para escrever no susto…. estou sem “estoque” de resenhas…. rsrsrs…. estou fazendo tudo na semana…. e quando pesquisei sobre a breja vi toda essa história de usar o 5 como um ‘signo’ na história da cerveja.

      A um bom tempo atrás…. creio que no milênio passado, quando eu viajava para o Sul todos falavam que tinha que olhar a tampa da garrafa da Antarctica para ver se era feita em Joinville, se fosse de outro lugar era para pedir para trocar, pq a água de Joinville era muito melhor…. rsrsrs…

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*