Boa Cerveja-Feira #195…. Marechal

Esta semana vamos falar sobre o olfato, e como quem bebe cerveja consegue farejar o lugar certo para beber mesmo em locais novos, com a Marechal.

Este cerveja é produzida pela Cervejaria Serrana, marca da Cerveja Artesanal Boutique, uma loja localizada em Serra Negra/SP.

Para aqueles que conhecem o centro histórico de Serra Negra, o local é repleto de lojas, principalmente roupas, artigos de couro e doces caseiros. Alguns anos atrás quando eu andava por este centro eu notei um singela porta com um cartaz da Urquell e algumas garrafas enfeitando a lateral interna da parede, ao subir as escadas encontrei uma loja com uma carta de cervejas bastante robusta.

Foi nesta loja que encontrei alguns rotulos que ainda não havia tomado e que achei muito bom, como a Carvoeira, Copulate e Tennent’s Whisky Oak Aged. E alem destas cervejas a loja ainda apresenta uma linha própria, com vários estilos. Para aqueles que viajarem para o circuito das águas, esta é uma ótima opção para passar o tempo enquanto o resto da família olha o restante das lojas.

 Marechal

Dados Técnicos:

Cerveja: Marechal
Estilo: American Pale Ale
Teor: 6,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,25

A Marechal é uma cerveja dourada, intensa, com liquido cristalino e espuma abundante e persistente.

No aroma temos notas cítricas trazendo percepção de maracujá, grapefruit e casca de laranja, em segundo plano encontramos notas de malte e presença suave de mosto.

Quando provamos a Marechal vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação, enquanto no paladar notamos notas cítricas de casca de laranja, malte e suave percepção de casca de pão, em segundo plano leves notas herbais, e durante toda a degustação temos a presença do amargor médio-alto.

No aftertaste temos percepção cítrica e notas de malte, amargor crescente e final levemente seco e herbal.

A Marechal é uma cerveja saborosa, com notas cítricas e amargor mediano bastante agradável.

Para a harmonização temos diversas opções, mas já que estamos falando que uma cerveja artesanal no sentido literal da palavra, vamos usar o cardápio do próprio Cerveja Artesanal Boutique para a nossa harmonização.

Minhas sugestão é harmonizar a cerveja com os bolinhos de carne seca servido no estabelecimento, assim usamos o salgado da carne em contraponto as notas cítricas e maltadas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon