Boa Cerveja-Feira #193…. Ambar

Por | 10 de novembro de 2017

Esta semana comprovamos que a terra do fado, vinho e pastel de Belém também produz ótimas cervejas.

A Ambar é produzida pela cervejaria Praxis, localizada em Coimbra. A cervejaria foi inaugurada em Abril de 2009, mas o pessoal da cervejaria já produzia e testada as receitas desde 2001.

O intuito da cervejaria é trazer de volta a cultura cervejeira da cidade de Coimbra, para isso eles se mantêm abertos a visitação e possuem um restaurante que tem vista para os tanques de fermentação e praticamente te colocam dentro da cervejaria, e disponibilizam cinco tipos de chopp. Além de eventos de fado e um museu sobre a cultura cervejeira.

A cerveja que iremos falar hoje foi premiada com a medalha de ouro no iBEERian Wards 2016.

 Ambar

Dados Técnicos:

Cerveja: Ambar
Estilo: Red Ale
Teor: 5,6%
País de origem: Portugal
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,50

A ambar se apresenta castanha avermelhada, levemente opaca e brilhante, com espuma de bolhas pequenas e boa formação, porem de breve duração.

No aroma encontramos mosto, caramelo, melaço de cana e além destas notas temos em segundo plano a percepção de suaves notas florais e candy sugar.

Ao provarmos notamos que a Ambar tem carbonatação mediana e corpo médio, enquanto que no paladar a ambar traz percepção de malte e caramelo, além de notas de melaço de cana e até um toque discreto de rapadura, em segundo plano uma suave percepção floral no paladar que é acompanhada por um amargor médio, seco e levemente herbal.

No aftertaste encontramos equilíbrio entre a percepção adocicada do malte com notas de caramelo e o amargor mediano, seco e herbal.

A Ambar é uma cerveja agradável, com bom drinkability e notas de caramelo e candy sugar no aroma e um amargor agradável e seco ao final.

Quando pensamos em harmonização de uma cerveja original de Coimbra, acho que é importante aproveitar da variedade culinária de Portugal.

Minha sugestão é harmonizarmos a Ambar com uma típica alheira, assim nos aproveitamos das notas de caramelo e notas herbais para destacar o sabor da carne de aves temperado da alheira.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 comentários para “Boa Cerveja-Feira #193…. Ambar

  1. Anselmo Mendo

    Guzzon, blz? Você está chamando a cerveja de Ambar e eu achando que era Praxis, haha. Estive em Lisboa há uns anos e achei dificílimo encontrar boas cervejas lá. Eles tem essa coisa de cervejaria e “museu” em vários lugares. Inclusive um dos bares famosos de Lisboa é o Museu da Cerveja, que não tem nada de museu, nem cerveja boa. Só acertaram no bolinho de bacalhau. Ótima escolha da alheira, eu adoro, mas é difícil comer. Valeu!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,

      Rsrs, Praxis é a cervejaria… meus pais acharam esta cervejaria quando viajaram para lá, ela fica em Coimbra e é bem legal, mais ou menos como uma Cervejaria Nacional , com visão para os tanques…

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Essa cerveja veio no WBeer? Nunca vi pra vender.
    Mas confesso que nunca mais comprei cerveja online, meu estoque anda bem vazio. Tenho tomado muita cerveja fora de casa ou da produção do ateliê hehehe
    Esse prato nunca ouvi falar também, alheira. Vou pesquisar.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Este cerveja meus pais trouxeram de uma viagem que fizeram para Portugal, me mostraram umas fotos do lugar… é bem legal. E a cerveja é bem feita, pelo que vi a cervejaria é relativamente nova e esta tentando colocar a cultura cervejeira em pauta em Coimbra.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*