Boa Cerveja-Feira #189…. Pimenta Villas

Por | 13 de outubro de 2017

Esta semana vamos esquentar o feriado com uma cerveja picante e marcante, a Pimenta Villas.

Esta cerveja é produzida pela micro Cervejaria Villas, localizada em Vargem Grande Paulista. Na própria descrição da cervejaria encontramos um pouco da história e da missão dela:

Tudo começou em 2004, quando o mestre cervejeiro Leonardo Villanueva começou a fazer suas cervejas em pequenas “panelas”. Tudo por pura diversão, com a intensão de beber com os amigos. Hoje, a produção aumentou, os clientes aumentaram, porém, a missão da Cervejaria Artesanal Villa’s continua a mesma, reunir a família e os amigos para beber um bom Chopp.

Para aqueles que não sabem, foi nesta micro cervejaria que produzimos a cerveja comemorativa da confraria Skynerd, a Red Pretorian Imperial Army Ale, junto com o pessoal do Beercast.

Esta cerveja de pimenta eu provei a primeira vez em 2014 quando fizemos a Red Pretorian Imperial Army Ale, e desde então provo um exemplar por ano em todo o encontro de aniversário da confraria, que fazemos na Cervejaria Villas, e neste ano acho que o Leonardo chegou na melhor versão da cerveja, pelo menos até eu provar novamente ano que vem.

Pimenta Villas

Dados Técnicos:

Cerveja: Pimenta Villas
Estilo: Herbed / Spiced Beer
Teor: 4,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,25

Ao servirmos vemos que a Pimenta Villa é amarela, opaca e brilhante, com espuma branca e de boa formação, porem com baixa persistência.

O aroma trás notas de malte, suave percepção de dulçor de mel e condimentos como pimenta e páprica. Em segundo plano temos a presença suave de herbal.

Ao provarmos notamos que a cerveja tem tanto corpo quanto carbonatação medianos, enquanto que no paladar o inicio é marcado pelas notas de malte, agradável presença de dulçor de mel e um toque condimentado e picante de pimenta calabresa. Em segundo plano encontramos agradáveis notas herbais.

No aftertaste a picância surge bem mais destacada trazendo uma ardência que sobe da garganta para boca se mantendo persistente por um bom tempo.

A Pimenta Villas é uma cerveja com sabor adocicado de mel, mas com uma ardência no aftertaste que surge crescente e muito marcante, fazendo frente a cervejas importadas muito conhecidas pela sua ardência e sem deixar nada a desejar.

Para a harmonização é inevitável colocar de lado as notas de pimenta calabresa da cerveja, assim como não podemos deixar de pensar na própria cervejaria Villas.

Minha sugestão é harmonizarmos esta cerveja com a porção de calabresa defumada servida na cervejaria Villas, assim agregamos as notas de mel, e principalmente a ardência, ao paladar defumado da linguiça.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*