Boa Cerveja-Feira #187…. Vixnu

Esta semana vamos ativar os sete chakras com a Vixnu.

Produzida pela Colorado , a conhecida cervejaria artesanal de Ribeirão Preto que a cerca de dois anos foi adquirida pela multinacional Ambev

Além de ser uma ótima Imperial IPA, Vixnu é um dos três deuses que formam o triunvirato de deuses do hinduísmo, sendo conhecido como o responsável pela manutenção do universo, usando seus atributos divinos, uma concha, um lótus, um cajado e um disco de energia, cada um sendo portado por um de seus quatros braços.

Vixnu

Dados Técnicos:

Cerveja: Vixnu
Estilo: Imperial IPA
Teor: 9,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,00

A Vixnu é uma cerveja de um dourado intenso, cristalina e brilhante, com espuma levemente bege, densa e com espuma de boa formação e persistência.

No aroma temos o cítrico destacado com maracujá bastante evidente seguido por notas de lima, grapefruit e casca de laranja, a percepção de malte ainda em primeiro plano trás o dulçor de mostro e garapa. Em segundo plano encontramos suaves notas de mel e pão escuro.

Ao provarmos a Vixnu vemos que se trata de uma cerveja de corpo alto e carbonatação médio baixa, enquanto que no paladar o amargor cítrico surge desde o inicio de forma pungente e persistente seguido pelas notas de maracujá e grapefruit, acompanhado pela percepção de malte, mel e rapadura que entram em contraponto ao amargor.

No aftertaste o amargor continua bastante presente mas as notas de malte e açúcar mascavo ganham força ao final chegando a um equilíbrio entre o amargor cítrico e o dulçor do malte.

A Vixnu é uma cerveja intensa que trás um amargor cítrico pungente, aromas frescos e um contraponto com o uso da rapadura que lhe confere identidade única.

Para a harmonização vamos aproveitar dois fatores desta cerveja, o primeiro e mais importante é o estilo e o segundo é um pouco do seu conceito e buscar usar um toque da culinária indiana. Com base no estilo vamos trazer o hambúrguer e do conceito vamos trazer a picância da páprica.

Minha harmonização será com hambúrguer caseiro com páprica com pimentões grelhados e maionese de hortelã na ciabatta. Vamos deixar o dulçor do malte contrapor a picância da páprica e ressaltar o sabor dos pimentões grelhados com o toque cítrico da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon