Boa Cerveja-Feira #187…. Vixnu

Por | 29 de setembro de 2017

Esta semana vamos ativar os sete chakras com a Vixnu.

Produzida pela Colorado , a conhecida cervejaria artesanal de Ribeirão Preto que a cerca de dois anos foi adquirida pela multinacional Ambev

Além de ser uma ótima Imperial IPA, Vixnu é um dos três deuses que formam o triunvirato de deuses do hinduísmo, sendo conhecido como o responsável pela manutenção do universo, usando seus atributos divinos, uma concha, um lótus, um cajado e um disco de energia, cada um sendo portado por um de seus quatros braços.

Vixnu

Dados Técnicos:

Cerveja: Vixnu
Estilo: Imperial IPA
Teor: 9,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,00

A Vixnu é uma cerveja de um dourado intenso, cristalina e brilhante, com espuma levemente bege, densa e com espuma de boa formação e persistência.

No aroma temos o cítrico destacado com maracujá bastante evidente seguido por notas de lima, grapefruit e casca de laranja, a percepção de malte ainda em primeiro plano trás o dulçor de mostro e garapa. Em segundo plano encontramos suaves notas de mel e pão escuro.

Ao provarmos a Vixnu vemos que se trata de uma cerveja de corpo alto e carbonatação médio baixa, enquanto que no paladar o amargor cítrico surge desde o inicio de forma pungente e persistente seguido pelas notas de maracujá e grapefruit, acompanhado pela percepção de malte, mel e rapadura que entram em contraponto ao amargor.

No aftertaste o amargor continua bastante presente mas as notas de malte e açúcar mascavo ganham força ao final chegando a um equilíbrio entre o amargor cítrico e o dulçor do malte.

A Vixnu é uma cerveja intensa que trás um amargor cítrico pungente, aromas frescos e um contraponto com o uso da rapadura que lhe confere identidade única.

Para a harmonização vamos aproveitar dois fatores desta cerveja, o primeiro e mais importante é o estilo e o segundo é um pouco do seu conceito e buscar usar um toque da culinária indiana. Com base no estilo vamos trazer o hambúrguer e do conceito vamos trazer a picância da páprica.

Minha harmonização será com hambúrguer caseiro com páprica com pimentões grelhados e maionese de hortelã na ciabatta. Vamos deixar o dulçor do malte contrapor a picância da páprica e ressaltar o sabor dos pimentões grelhados com o toque cítrico da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

8 comentários para “Boa Cerveja-Feira #187…. Vixnu

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Legius,

      Qual a sua região?
      Mas se você optar por comprar pelo via net, tente a cervejastore com o cupom do Beercast.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Flavio Yokooji

    Não gostei das últimas Vixnu que tomei. Muito oxidadas e amargor bem rasgante. A melhor versão que tomei foi no IPA Day de 2015.

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Flávio

      Esta garrafa que tomei esta bacana, me lembrando bem as primeiras que já havia tomado, mas é fato que a experiência no tap sempre é mais agradável.

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,

      Olha….. não sei se eu abriria um restaurante…. mas fazer uma parceria com algum bar por aqui para fazer os lanches num evento eu toparia fácil… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Cara, esse sanduíche já me fez passar fome ontem de noite e agora de novo hahaha
    Faz tempo que não faço um hamburger desses em casa.
    E a Vixnu faz muito tempo que não bebo, nem lembro mais dela direito. Acho que bebi no bar da Colorado em Ribeirão Preto a primeira vez.
    Abraço

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      Hamburguer é sempre uma boa opção para um algo rápido… e quase sempre fica muito bom…
      Fazia um tempo que eu não tomava a Vixnu, ganhei esta garrafa de presente e aproveitei para escrever a respeito, pois era uma das Imperial IPA que tomei logo no começo.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*