Boa Cerveja-Feira #182…. Ovelha American IPA

Por | 25 de agosto de 2017

Esta semana vamos provar uma cerveja forte em pele de cordeiro, a Ovelha American IPA.

Esta cerveja é produzida pela Cervejaria Três Ventos, localizada em Pinhais no Paraná. Normalmente eu colocaria as informações de data de fundação, sócios e afins sobre a cervejaria, mas neste caso a cervejaria tem muito pouca informação disponível.

Mas encontrei uma informação bem interessante, a cervejaria Três Ventos em conjunto com a cervejaria Way, Bastards Brewing e Oner formam o roteiro das cervejarias de Pinhais, que alem garantir um passeio muito interessante as cervejarias apresentam visitas a fabrica, bares, food trucks e em alguns dias podem apresentam bandas.

Ovelha American IPA

Dados Técnicos:

Cerveja: Ovelha American IPA
Estilo: American IPA
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

No copo a cerveja se apresenta amarela escura, opaca e com espuma em tom bege suave e bastante persistente.

No aroma as notas de lúpulo são bastante destacadas com percepção herbal e resinosas ocupando todo o primeiro plano. Em segundo plano encontramos notas frutadas de maracujá e laranja cristalizada além de notas maltadas levemente adocicadas.

Ao provarmos a Ovelha American IPA vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação, enquanto que no paladar encontramos a presença do frutado com notas de maracujá, lima e grapefruit acompanhada pelo dulçor de malte que trás notas muito suaves de caramelo, o amargor surge mais ou final da degustação junto com a percepção resinosa.

No aftertaste o amargor mediano persiste acompanhado das notas frutadas que se apresentam limpas e bastante agradáveis. O final é bastante equilibrado entre o amargor já reduzido e a percepção frutada.

A Ovelha American IPA é uma cerveja com aroma bastante marcante, mas que trás um paladar equilibrado, limpo e com final agradável.

Para a harmonização vamos preservar o conceito de agregar os amigos na mesa de bar, mas sem esquecer que esta é uma cerveja potente.

Minha sugestão é harmonizar com chips de provolone, aquelas fatias de provolone colocadas na chapa até ficarem torradinhas e crocantes… desta foram usamos um queijo forte como a cerveja e contrastamos o dulçor e frutado da cerveja com o salgado do queijo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

3 comentários para “Boa Cerveja-Feira #182…. Ovelha American IPA

  1. Anselmo Mendo

    Boa Guzzon. Não conhecia nem cerveja e nem cervejaria. Mas a ideia de criar roteiros turísticos para cervejarias de uma região é algo que deveria ser mais valorizado. Pena que não chamaram a cerveja de Ovelhipa :D. Mnnn… chips de provolone é muito bom! Abração.

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,

      Eu ganhei essa breja da minha esposa, ela trouxe de Foz e quando ela me falou tbm não conhecia, pedi para trazer o máximo de rótulos que tivesse no mercado… rsrsrs…

      E em algumas cidades o pessoal até se organiza, mas ainda é algo muito pouco explorado. Acaba acontecendo de maneira pontual… eventos em uma ou outra cervejaria, mas sem fechar um roteiro de visitas…

      Em Sorocaba/Votorantim ou Campinas, onde temos algumas cervejarias, eventos em conjunto abrindo as fábricas e tendo a divulgação conjunta poderia ser alavanca para o mercado em geral.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*